Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Calibrachoa

Calibrachoa x hybrida

Raquel Patro

Atualizado em

A calibrachoa é uma planta herbácea e florífera, originária da América do Sul e que apesar de perene, tem uma vida breve. Ela é muito semelhante à Petúnia (Petunia x hybrida), sendo aparentada com essa outra espécie e originária do mesmo habitat.

Calibrachoa de flores dobradas. Foto de Serres Fortier

Muitas vezes, tantas semelhanças geram confusão na sua identificação. No entanto, recentemente foi cientificamente elucidado que estas duas espécies diferenciam-se pelo número de cromossomos e mecanismos reprodutivos. O cruzamento entre as duas espécies é possível, gerando o gênero híbrido Petchoa, muito vigoroso e de flores grandes.

De ramagem densa e ramificada, que se espalha e é muitas vezes pendente, a calibrachoa forma um pequeno arbusto de aspecto arredondado e baixo que geralmente não ultrapassa 30 centímetros de altura, mas dependendo da cultivar pode formar arbustos com até 50 centímetros. Suas folhas são inteiras, simples, elípticas a espatuladas, pubescentes e de cor verde. As flores tem formato de trompete ou sino, como petúnias, só que menores. Elas vem em uma enorme gama de cores e combinações, de degradeés, a estriadas e salpicadas, de acordo com a cultivar. Também podem ser simples ou dobradas. As flores são bastante atrativas para abelhas e beija-flores. Os frutos que se formam após a polinização são do tipo cápsula, com sementes diminutas. Eles são raros nas plantas híbridas, e mais comuns nas espécies nativas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A calibrachoa tem se tornado cada vez mais e mais popular, principalmente após a criação dos híbridos “Million Bells“, nos Estados Unidos, que elevaram o status da planta e fazem sucesso nos Garden Centers do mundo todo. São plantas maravilhosas para plantar em vasos, jardineiras e principalmente em cestos pendentes.

Foto de Jean Luc

Elas podem ser utilizadas em maciços ou bordaduras, em cultivos de cores sólidas, misturadas ou mesmo em conjuntos com outras plantas, sempre com um efeito muito vistoso e colorido. O efeito de “cascata” que produz a torna uma excelente escolha de espécie para ser admirada na altura do olhos, como no coroamento de muros e taludes por exemplo. Seu crescimento é rápido e a manutenção consiste no beliscamento dos ponteiros durante o crescimento, para adensamento da planta, além de uma poda para remoção das flores velhas no fim do verão, estimulando assim uma nova floração. Se bem manejada pode florescer da primavera ao outono.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com composto orgânico e irrigado regularmente, permitindo que o solo seque superficialmente entre as regas. Tolera geadas leves, curtos períodos de estiagem e calor. Apesar de perene, é geralmente cultivada como anual ou bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo, necessitando replantio. Ela necessita de boas quantidades de fertilizantes, sendo recomendado misturar adubos orgânicos, juntamente com adubos de liberação lenta e algum fertilizante líquido durante o período de crescimento e florescimento, sem excessos, mas com fornecimento constante. Multiplica-se por estaquia de ponteiros e sementes, postas a germinar ou enraizar no outono, e que permanecem em estufas durante o inverno, para iniciar a floração já na primavera.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.