Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Caetê-redondo

Goeppertia orbifolia

Raquel Patro

Atualizado em

O caetê-redondo (Goeppertia orbifolia) é uma espécie herbácea, rizomatosa, perene, com grandes folhas arredondadas e ornamentais. Ela é nativa do Brasil, sendo uma espécie típica da Mata Atlântica. Suas folhas são simples, alternas, pecioladas, orbiculares, coriáceas, brilhantes, de cor verde clara, com nervuras escuras e face abaxial (inferior) verde-acinzentada. Ocorre ainda uma variedade com a face abaxial arroxeada. As inflorescências brancas surgem bem próximo ao rizoma, são raras em cultivo e tem pouca importância ornamental.

Com lindos tons de verde e um interessante padrão de listras nas folhas, o caetê-redondo é uma bela folhagem para cultivar em interiores bem iluminados. Ela é uma das novas queridinhas do movimento Urban Jungle, que transforma casas, apartamentos, lojas e escritórios em verdadeiros refúgios de reconexão com a natureza. Ela pode ser plantada em vasos e jardineiras, mas há que se ter alguns cuidados para manter a planta bonita e saudável, como veremos a seguir. Depois de acertar o jeito da planta, ela se revela rústica e de baixa manutenção, que inclui a remoção das folhas velhas e replantio a cada dois anos para troca do substrato. Em locais de clima tropical, o caetê-redondo, também pode ser utilizado como forração em locais semi-sombreados, em áreas de bosques assim como em renques em corredores.

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz

Deve ser cultivado em abundante luz filtrada, ou mesmo pegando levemente o sol do início da manhã. O sol quente das 9 às 17 horas provocará queimaduras nas folhas. O caetê-redondo aprecia o solo rico em matéria orgânica, drenável e regas regulares. Como é uma espécie originária de florestas quentes e úmidas, ela não tolera o frio intenso, geadas ou baixa umidade relativa do ar. Assim, jamais cultive essa espécie em locais com ar condicionado ou com correntes de vento. Suplemente a umidade dentro de casa, com umidificadores ou cultivando com outras plantas que transpirem bastante, como samambaias e avencas. Já as temperaturas ideias para o cultivo da planta situam-se entre 18 e 24ºC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como outras espécies de marantas e calatéias é recomendado regar a planta com água desclorada, que pode ser água da chuva ou água que descansou de um dia para o outro, e assim evaporou o cloro. Aguarde o substrato secar superficialmente entre as regas. Ele não tolera encharcamentos, então verifique sempre se o vaso está drenando bem, e evite o pratinho sob o vaso. Fertilize durante o período de crescimento com adubos orgânicos e de liberação controlada de nutrientes. No inverno, suspenda a adubação e reduza as regas. Multiplica-se por divisão das touceiras enraizadas e mais raramente por sementes.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.