Bauhinia-trepadeira – Bauhinia scandens

 Bauhinia scandens, Trepadeira-de-orquídeas, Pata-de-vaca-trepadeira

Foto: Raquel Patro

A bauhinia-trepadeira é uma planta perenifólia, lenhosa, relacionada com a Pata-de-vaca (Bauhinia variegata), mas que ao invés de ter o porte arbóreo, sobe sobre os suportes através de gavinhas especializadas. Seus ramos são arqueados, flexíveis, finos e ramificados, com brotações de tonalidade inicialmente avermelhadas, e folhas pequenas, bilobadas e arredondadas, como borboletas. Na primavera e outono desponta lindos rácemos de flores delicadas, pentâmeras, rosadas, de pétalas franjadas e estames vermelhos, com característico perfume de chocolate. Após a floração surgem frutos do tipo legume (vagem), achatados, avermelhados e com sementes oblongas.

Há uma confusão com o nome científico desta planta que torna difícil classificá-la. Diversas fontes internacionais a consideram como Bauhinia corymbosa, enquanto que no Brasil e México, é mais comum a denominação de Bauhinia scandens.

Uma trepadeira muito vigorosa e rústica, a bauhinia-trepadeira apresenta também um florescimento espetacular. Seu crescimento inicial é lento, mas gradativamente vai se fortalecendo e crescendo mais depressa. No paisagismo pode ser utilizada na cobertura de diferentes suportes, como cercas, treliças, caramanchões, postes, pérgolas, entre outros. Também se presta ao coroamento de muros, arcos e pórticos. Além da floração encantadora, se destaca pela fina textura de suas folhagem. Como em outras bauhinias, suas flores são atrativas para beija-flores e borboletas. Exige pouca manutenção que se restringe ao tutoramento e podas que controlam seu crescimento.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Tolera geadas leves e curtos períodos de estiagem. Pode ser plantada em regiões litorâneas. Fertilize no berço de plantio e depois a cada semestre, com adubos granulados do tipo NPK 10.10.10. Multiplica-se por sementes e por estaquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.