Sua dose diária de jardinagem no Telegram - 100% Grátis Participar do Grupo

Banana-d'água

Typhonodorum lindleyanum

Raquel Patro

Atualizado em

A banana-d’água é uma planta arbustiva, perene, aquática, de textura herbácea, que chega a atingir 4 metros de altura. O caule aparente da planta é na verdade um falso-caule, formado pelos pecíolos da folhas. O rizoma submerso e horizontal é o caule verdadeiro. As folhas são grandes, sagitado-cordiformes, coriáceas, com margens inteiras e dispostas em roseta. Com o tempo elas amarelecem e pendem, ficando ao longo do pseudocaule, à semelhança de palmeiras. Suas inflorescências são pedunculadas, do tipo espádice, com espata grande na cor branco-creme e espádice amarela, com as flores masculinas na porção superior e as femininas na inferior. Elas exalam aroma desagradável que atraem besouros, seus polinizadores. Os frutos são pequenas bagas amarelas e contêm uma semente cada.

Esta planta aquática apresenta grandes dimensões e um aspecto impressionante e escultural. Desta forma ela se torna um elemento imponente no paisagismo tropical, seja plantada isolada ou em pequenos grupos, ao longo de espelhos-d’água, riachos calmos ou nas margens de lagos e tanques. Seu porte avantajado limita sua utilização em áreas pequenas, como em laguinhos, onde facilmente ficará desproporcional. Cuidado: Todas as partes desta planta são tóxicas e podem causar irritação na pele e mucosas. As sementes são comestíveis depois de torradas e são apreciadas pelos nativos de Madagascar.

Deve ser cultivada sob sol pleno em terreno permanentemente molhado, enriquecido com matéria orgânica, ficando a planta com o rizoma submerso. A banana-d’água não é tolerante ao frio intenso ou geadas. Multiplica-se por divisão do rizoma e por sementes postas a germinar na água ou lodo. Ao colher as sementes e cortar os rizomas se deve utilizar luvas, protegendo as mãos da seiva e da mucilagem irritante dos frutos. As mudinhas devem ser manejadas e transplantadas no lodo do tanque.

Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o seu jardim mais lindo? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". O ebook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Ebook 101 Técnicas de Jardinagem

Bom, com este eBook seu desejo pode virar realidade, e acredite, é mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais.

Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro paraíso particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista? Aproveite o super desconto, é por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.