Aspargo-samambaia – Asparagus setaceus

 Asparagus setaceus, Asparagus, Aspargo, Aspargo-plumoso, Asparguinho-de-jadim, Melindre, Melindro

Foto: Edi

O aspargo-samambaia é uma planta arbustiva e trepadeira, com folhagem de textura delicada e plumosa, muito decorativa. Suas raízes são fibrosas e os longos e ramificados ramos são modificados, do tipo cladódio. As folhas são verdes e afiladas, como pequenos espinhos, porém não são rígidas. O conjunto de ramos e folhas têm o aspecto das frondes de samambaias, o que lhe rendeu o nome popular. Na primavera e verão surgem numerosas flores brancas e minúsculas, de importância ornamental secundária, que originam frutos esféricos, pequenos, do tipo baga e de coloração preta.

O aspargo-samambaia pode ser conduzido como folhagem, em vasos com suportes fibrosos, da mesma forma que jibóias e filodendros. No jardim ele se comporta como arbusto ou trepadeira, e desta forma pode ser aproveitado em renques junto a muros e para cobrir cercas, telas, grades, etc. As principais variedades são Pyramidalis (de ramagem ereta), Nanus (de porte anão) e Cupressoides (com folhagem semelhante a de cipreste). Seus ramos também são utilizados em arranjos florais e buquês. Os frutos atraem passarinhos.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Podas anuais estimulam a renovação da folhagem. Aprecia o frio subtropical. Tolera estiagem e encharcamentos por períodos não muito prolongados. Se cultivada sob sombra, sua folhagem torna-se amarelada. Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Devido a facilidade de propagação, o aspargo-samambaia é considerado planta invasora e caracteriza-se por cobrir e sufocar a vegetação nativa.

3 comments on “Aspargo-samambaia – Asparagus setaceus

  1. Nao estou conseguindo cultivar essa planta a partir de uma muda da planta original.A terra deve ficar sempre úmida? Deve ter nutrientes orgânicos na terra? Fiz dessa forma e nao obtive êxito? Como fazer para a muda com raiz pegar?

  2. Minha mãe foi parar no médico devido ao contato desta planta com a pele, mais precisamente nas costas. Foi diagnosticada com um tipo de herpes transmitida por plantas. Nunca tínhamos ouvido falar nisso, mas o médico disse que é mais comum do que se imagina. Alguém já tinha ouvido falar disso?

  3. De verdade. Nunca ouvi falar… Esse médico disse qual herpes era? Minha mãe teve herpes zoster nas costas também, mas no caso dela foi por baixa imunidade. O herpes é o mesmo vírus da catapora que ficou alojado no nervo depois que a gente tem catapora (desde criança). Quando a imunidade fica muito baixa, pode dar lesões na pele, que são muito dolorosos e demoram pra curar.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.