Ardísia – Ardisia crenata

A ardísia é uma planta arbustiva, de folhagem e frutos decorativos. Ela apresentam ramagem ereta e ramificada, de textura semi-herbácea, com altura entre 0,5 a 1,8 metros. Suas folhas são perenes, cerosas, elíptico-lanceoladas, de coloração verde-escura e com margens finamente onduladas e serrilhadas. As inflorescências do tipo rácemo, axilares, são compostas de flores pequenas, estreladas, hermafroditas, perfumadas, de coloração branca ou rosada e pouco valor ornamental. No verão até meados do inverno, surgem os cachos de numerosos frutinhos esféricos, semelhantes a pequenas cerejas, de coloração vermelha-brilhante e que são muito duráveis, permanecendo muitas vezes até a floração seguinte.

A ardísia tem crescimento moderado e destaca-se isolada no jardim, assim como em pequenos grupos ou em renques. Atrai passarinhos que vêm apreciar seus frutos. Também é muito procurada envasada para a decoração de interiores, em ambientes bem iluminados, ou em sacadas e pátios. Pode ser utilizada no litoral, mas é bom protegê-la dos ventos fortes, que podem danificar a folhagem e derrubar os belos frutos. É interessante também protegê-la do sol intenso nas horas mais quentes do dia.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno, mas desenvolve-se em uma ampla faixa climática, tolerando temperaturas até -10ºC, tornando-se caduca nestas condições. Multiplica-se facilmente por estaquia e por sementes. Devido a facilidade de propagação, pode-se tornar invasora em algumas situações.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

One comment on “Ardísia – Ardisia crenata

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.