Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Antúrio-browni

Anthurium brownii

Raquel Patro

Atualizado em

O antúrio-browni (Anthurium brownii) é uma planta herbácea, tanto epífita quanto terrestre, de ciclo de vida perene, que apresenta folhagem ornamental, com aspecto de coração. Ele é nativo das Américas Central e do Sul, sendo encontrado nas florestas tropicais da Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá e Venezuela. Apresenta caule forte e curto, com grossas raízes adventícias, aéreas, recobertas por velame. Suas folhas são sustentadas por pecíolos longos, eretos, canaliculados e com um proeminente pulvino de cor marrom, em sua extremidade distal. As folhas têm formato de coração alongado, comum a muitas aráceas, mas nessa espécie a folha forma uma espécie de cálice, como se as nervuras repuxassem o restante da folha, elevando seus lobos, o que confere uma textura bastante interessante à planta. Elas são verdes, brilhantes, coriáceas, retorcidas, grandes e largas. Suas nervuras são salientes e de cor arroxeada a avermelhada na nervura central e margens, bem como cor amarelada nas nervuras secundárias. As inflorescências são do tipo espádice, com uma espata recurvada, de cor verde, e o espádice longo, de cor roxa a marrom. Após a polinização desenvolve pequenos frutos globosos a alongados, do tipo baga, de cor laranja intenso quando maduros.

Foto de Reinaldo Aguilar

Essa espécie é ideal para cultivar em ambientes internos, trazendo tropicalidade e o característico clima urban jungle aos cômodos. Seja em vasos, jardineiras ou jardins de inverno, o antúrio-browni é perfeito para decorar de salas de estar a varandas e escritórios. Utilize vasos simples e grandes, sem muita decoração, pois sua folhagem já é um grande atrativo. No paisagismo ele pode ser conduzido em forquilhas de árvores frondosas ou em canteiros protegidos do sol direto. Além disso, é uma ótima espécie para compor jardins verticais. Sua manutenção é simples, e envolve a remoção das folhas secas, a limpeza das folhas para remover o acúmulo de pó e o replantio a cada dois ou três anos, para renovar o substrato, promover seu desenvolvimento e devolver-lhe o vigor.

Deve ser cultivado sob meia-sombra ou luz filtrada e aprecia substratos leves, porosos, fibrosos, drenáveis e ricos em matéria orgânica. Uma boa mistura pode ser composta por uma parte de terra vegetal e outra de casca de pinus parcialmente decomposta. Evite expô-lo ao sol nas horas mais quentes do dia, sob pena de provocar queimaduras nas folhas. O sol da manhã ou do final da tarde são ideais, assim como a luz filtrada por uma cortina transparente. O antúrio-browni aprecia clima quente e úmido, sendo a temperatura ideal para cultivo entre 25 e 32ºC, já a umidade relativa do ar ideal se situa em aproximadamente 80%. Em caso de tempo seco a umidade pode ser complementada com um umidificador elétrico ou com pratos com pedras e água sob os vasos. A rega deve ser regular, de forma que o substrato não seque completamente entre uma rega e outra, tampouco fique encharcado, pois o encharcamento leva rapidamente à podridão das raízes. Não tolera períodos de estiagem, geadas ou frio intenso.

Adube o antúrio-browni durante a primavera e verão, para promover o desenvolvimento pleno da planta. Utilize para tal fertilizantes solúveis contendo micronutrientes, assim como fertilizantes foliares, podendo ser o tradicional proporção de NPK 10.10.10, sempre seguindo a recomendação do fabricante quanto à diluição e aplicação. Além disso, a folhagem sentirá os benefícios de adubação orgânica também, como bokashi ou biofertilizante. Multiplique por meio de divisão de touceira, estaquia do caule ou semeadura, preferencialmente na primavera e verão.

Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o seu jardim mais lindo? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". O ebook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Ebook 101 Técnicas de Jardinagem

Bom, com este eBook seu desejo pode virar realidade, e acredite, é mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais.

Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro paraíso particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista? Aproveite o super desconto, é por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.