Aglaonema – Aglaonema spp

Aglaonema é um gênero com cerca de 50 espécies e diversas variedades, muito cultivadas em ambientes internos. As aglaonemas apresentam textura herbácea e são pequenas, com altura variando entre 20 a 150 cm. Elas apresentam folhas grandes, coriáceas, glabras, espessas, geralmente verdes, mas de tonalidades e padrões de manchas diversas. Suas inflorescências são axilares, com espata e espádice de coloração branca ou branca-esverdeada e têm pouca importância ornamental. Os frutos em geral avermelhados podem ser decorativos em muitas espécies.

Sua folhagem exuberante e tropical é mais ou menos compacta, de acordo com a cultivar. É perfeita para decoração de interiores, em escritórios, shoppings, salas de estar. No entanto necessitam de boa ventilação e não suportam ambientes secos ou com ar condicionado. São rústicas, e não necessitam de cuidados muito especiais, sendo apropriadas para jardineiros iniciantes. Podem ser plantadas em vasos, jardineiras, jardins de inverno, ou até mesmo em canteiros no jardim, formando belos maciços ou bordaduras.

Devem ser cultivadas sempre à sombra (bastante luz difusa), em substrato rico em matéria orgânica, bem drenável e irrigado regularmente. Adaptam-se a ambientes internos ou externos, desde que estes sejam aquecidos, pois não toleram o frio ou geadas. Nativas de florestas densas, elas apreciam o calor e a umidade dos climas tropicais e subtropicais. No inverno as regas podem ser esparsas. O replantio anual na primavera deixa a planta mais vigorosa. Multiplicam-se por sementes, estaquia e divisão das touceiras.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

One comment on “Aglaonema – Aglaonema spp

  1. Eu tenho uma scheflera é um pouco parecida com à aglanoema. A scheflera é uma ótima planta de interior é bem resistente; exige pouca rega. Dizem que trás sorte. Pretendo comprar uma Aglanoema. Dizem que ela protege e tira gases poluentes do ambiente.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.