Abacaxi-ornamental – Ananas bracteatus

Bromélia muito rústica, de folhagem e frutos ornamentais. As folhas são verdes, alongadas e com espinhos nas bordas e os frutos são avermelhados. No entanto há algumas variedades, com folhagem de cores e tonalidades diferentes, a mais conhecida é a variegada de branco-creme, a “Striatus”. Ocorre ainda uma variedade anã, com frutos bem pequenos. Quando cultivado sob o sol adquire tonalidades rosadas, enquanto que na sombra prevalecem os tons verdes nas folhas e frutos.

Dada a sua agressividade, o abacaxi-ornamental é muito utilizado para delimitar áreas ou canteiros que não devem ser invadidos por pessoas ou animais. Pode ser plantado isolada, em composições, em grupos ou como bordadura.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Devem ser cultivados sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

8 comments on “Abacaxi-ornamental – Ananas bracteatus

  1. São espécies diferentes. O Ananas bracteatus (ornamental) e o Ananas comosus (fruta). O abacaxi comum é selecionado para qualidades de produção e do próprio fruto, enquanto que na seleção do ornamental, o efeito estético da planta é mais importante.

  2. Tenho um abacaxi de jardim ele está em um vaso está grande com suas folhas verdes mas não está dando abacaxi porque será ?? Coloco ele no sol mas não produz seus frutos plantei em terra preta

  3. Ana Lemes, eu acredito que o abacaxi ornamental principalmente o vermelho, precise de mais de uma planta para ocorrer a polinização e ai o surgimento do abacaxi, espero estar correto, já presenciei isso.

  4. Olá, gostei da matéria. Parabéns pelo conteúdo. Mas fiquei com uma dúvida: Lá encima tá dizendo que a luminosidade é sol pleno, mas logo embaixo diz que deve ser cultivado à meia-sombra. Afinal, devo deixar o abacaxi ao sol ou não?
    Obrigado 😊

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.