Abacaxi-ornamental – Ananas bracteatus

Bromélia muito rústica, de folhagem e frutos ornamentais. As folhas são verdes, alongadas e com espinhos nas bordas e os frutos são avermelhados. No entanto há algumas variedades, com folhagem de cores e tonalidades diferentes, a mais conhecida é a variegada de branco-creme, a “Striatus”. Ocorre ainda uma variedade anã, com frutos bem pequenos.

Dada a sua agressividade, o abacaxi-ornamental é muito utilizado para delimitar áreas ou canteiros que não devem ser invadidos por pessoas ou animais. Pode ser plantado isolada, em composições, em grupos ou como bordadura.

Devem ser cultivados à meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

5 comments on “Abacaxi-ornamental – Ananas bracteatus

  1. São espécies diferentes. O Ananas bracteatus (ornamental) e o Ananas comosus (fruta). O abacaxi comum é selecionado para qualidades de produção e do próprio fruto, enquanto que na seleção do ornamental, o efeito estético da planta é mais importante.

  2. Tenho um abacaxi de jardim ele está em um vaso está grande com suas folhas verdes mas não está dando abacaxi porque será ?? Coloco ele no sol mas não produz seus frutos plantei em terra preta

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.