Abacate – Persea americana

O abacate é o fruto do abacateiro, árvore frutífera de grande porte, que pode alcançar cerca 20 metros de altura. Seu tronco é pouco reto, atingindo 1 metro de diâmetro aos 30 anos. A casca do caule e ramos é acinzentada, espessa, suberosa e recortada. Suas folhas são lustrosas, coriáceas, elípticas a lanceoladas e de cor verde-escura, com a página superior glabra e a inferior pubescente.

As flores são pequenas, hermafroditas, de cor verde clara e muito numerosas, organizadas em inflorescências terminais do tipo panícula. O fruto é uma drupa piriforme ou ovóide, de casca de cor verde a marrom, e polpa cremosa, adocicada, de cor verde-oliva a creme, com 5 a 30% de óleo. Os frutos são bastante grandes, chegando a pesar até um quilo, e contêm uma única semente, esférica e grande.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Os frutos devem ser colhidos verdes, no pé e amadurecem lentamente. A polpa do abacate pode ser consumida crua, cozida ou em conservas. Ela geralmente é preparada em pratos salgados, como patês, sopas e saladas, mas também pode ser consumida esmagada ou batida com açúcar e leite, como sobremesa ou vitamina. O limão é o tempero inseparável do abacate e o acompanha tanto em preparações doces como em salgadas. Apesar de calórico, o abacate é um fruto muito nutritivo, rico em vitamina E, A, B e gorduras monoinsaturadas. Da polpa do abacate também pode ser extraído óleo, semelhante ao azeite de oliva.

Há três principais subespécies de abacateiro, com características de adaptação e produtividade diferentes, que são a guatemalense (P. nubigena guatemalensis), a antilhana (P. americana americana) e a mexicana (P. americana drymifolia). Estas subespécies são intercruzáveis e originaram as variedades modernas de abacateiro, utilizadas nos pomares comerciais. Já as variedades modernas são subdivididas nos grupos A e B, de acordo com a abertura das flores, que devem ser cultivadas em conjunto, para otimizar a polinização nos pomares, já que os órgãos sexuais masculinos e femininos amadurecem em períodos distintos nos dois grupos. A polinização é feita por abelhas.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Quero saber mais

Deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Apesar de apreciar o calor tropical, atualmente, há variedades de abacateiro apropriadas a uma ampla faixa climática, adaptando-se inclusive a grandes altitudes e geadas. As diferentes variedades também proporcionam a colheita do abacate o ano todo. O abacateiro oriundo de enxertia inicia sua produção a partir do 3 ou 4 ano e pode produzir de 200 a 800 frutos anualmente. Multiplica-se por sementes e comercialmente por enxertia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

0 comments on “Abacate – Persea americana

1 Pings/Trackbacks para "Abacate – Persea americana"

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.