O que é estaquia de ponteiro?

Foto de  Nociveglia
Estacas ponteiro de Alecrim
Foto de Nociveglia

Pergunta: O que é estaquia de ponteiro? – Tarcisio Santos Gambardella

Resposta: Olá Tarcisio, a estaquia de ponteiro é uma modalidade de estaquia. A estaquia é uma forma de propagar as plantas de forma vegetativa, ou seja, ao invés de utilizarmos sementes (que é a maneira sexual das plantas se reproduzirem), nos aproveitamos de ramos, raízes ou folhas para criar novos indivíduos. Os indivíduos criados por estaquia são sempre clones da planta mãe.

A estaquia de ponteira é uma forma de estaquia onde apenas as pontas dos ramos são utilizadas na propagação. Estas pontas de ramos, geralmente são jovens e macias, com textura herbácea, mesmo em plantas lenhosas, e contém meristemas em pleno desenvolvimento ou com grande potencial de crescimento. A estaquia de ponteiro pode ser necessária em duas principais situações:

– a primeira é quando as estacas só funcionam quando possuem gemas na ponta ou tem tecidos ainda herbáceos.

– a segunda é quando as mudas formadas só ficam bonitas, uniformes e aproveitáveis quando se utilizam estacas de ponteiro, por causa da formato final da planta ou por cicatrizes de corte.

As estacas de ponteiro produzem plantas com formato mais natural, do que as estacas de segmentos anteriores dos ramos. Elas também costumam prejudicar menos a planta mãe, que está fornecendo as estacas.

Muitas vezes também, quando queremos propagar uma planta que está doente, as estacas de ponteiro podem ser úteis.

Uma outra situação torna as estacas de ponteiros interessantes, porém não imprescindíveis. Restos de poda de arbustos costumam ser estacas de ponteiro e mesmo que esta não seja a única forma de propagação de uma espécie, esse material pode ser aproveitado para estaquia.

Para fazer uma estaca que ponteiro, corte um ramo lateral da planta, com cerca 7 a 12 cm de comprimento. Este ramo não deve apresentar flores ou frutos. Remova as folhas da base da estaca e coloque em substrato próprio para a espécie ou até mesmo na água. Mantenha o substrato úmido e as estacas protegidas do sol forte. Em algumas semanas você terá mudas perfeitamente enraizadas e prontas para o plantio.

Tenha em mente que as estacas de ponteiro se desidratam mais rapidamente que estacas lenhosas ou semi-lenhosas. Por isso é preciso cuidado redobrado no ambiente.

Veja mais sobre estaquia em: Estaquia

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *