Mexerica com frutos pequenos

unnamed
Pergunta: Tenho uma árvore de mexerica que sempre deu ótimas frutas, mas esse ano as mexericas não cresceram muito, apesar deter dado o dobro de frutas que o ano passado. As frutas caem, sem desenvolvimento. – Magda Miranda

Resposta: Prezada Magda, acredito que o problema da sua árvore seja a falta de raleio, com consequente excesso de frutos. É um problema bastante frequente em pomares domésticos. Ele afeta diversas espécies de árvores frutíferas. O raleio é uma prática já largamente utilizada em pomares comerciais que consiste em reduzir o número de frutas ainda verdes objetivando assim um melhor desenvolvimento dos frutos, que atingem tamanho e peso, com maior valor comercial.

Este ano provavelmente sua colheita será prejudicada, mas você pode prevenir o problema no próximo ano. Basta colher pelo menos metade das frutinhas ainda verdes e pequenas. Assim, sobra mais energia na planta, para desenvolver os frutos que restaram. Também aconselho a efetuar as adubações recomendadas para espécie e uma boa poda que permita o arejamento da planta e a entrada de luz na copa. Boa Sorte!

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.