Gramado no bosque

quintal3

Pergunta: Tenho um quintal de 600 m², com muitas árvores nativas. Gostaria de gramá-lo, para utilizá-lo em atividades de lazer (por exemplo, acampar com os sobrinhos). Qual o tipo de grama adequado, considerando que haverá pisoteio e a área é sombreada? Obrigada! – Ivy

Resposta: Prezado(a) Ivy, infelizmente não há grama que resista às condições solicitadas. A grande maioria das espécies de grama necessitam de sol pleno para se desenvolver e se regenerar às condições de pisoteio. Com o sombreamento provocado pelas árvores, qualquer tipo de grama irá definhar nessas condições. No entanto, acredito que sua área necessite sim de uma ou mais forrações (que não sejam gramas verdadeiras), que permitam atividades eventuais, como acampar por exemplo. Há opções de forrações para condições de sombreamento que não resistem ao pisoteio, ficando amassadas e feias. Em compensação, algumas delas, como a grama-amendoim por exemplo, tem uma boa capacidade de se regenerar após pisoteio, em algumas semanas.

Ainda assim, você poderia montar um esquema de forrações mistas. Separando áreas com plantas a áreas com cascas de pinus ou pedriscos, para as atividades mais intensas, tornando o quintal mais heterogêneo e interessante. Pela complexidade maior da solução ideal para o seu caso, sugiro que converse com um paisagista.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.