Gladíolos amarelando

CIMG3743
Pergunta: Por favor, estou com um problema sério, esses são meus gladíolos e estão com 50 dias. Agora estão ficando amarelados e murchos, apesar de todos os cuidados dispensados a eles, conforme as fotos em anexo. E está acontecendo em sequencia, iniciou do último e vem em sequencia. Ainda não está em todos. O que será e o que devo fazer? Se puder me ajudar, agradeço e aguardo ansiosa a sua opinião. Obrigada! – Antônia.

Resposta: Prezada Antônia, parece que seus gladíolos estão sendo acometidos por doenças propiciadas pelo excesso de umidade dos canteiros. Muitas vezes, por muito zêlo e cuidado, adubamos e regamos demais, o que para plantas bulbosas, como os gladíolos, pode ser muito prejudicial. Eles não toleram excesso de umidade, apodrecendo rapidamente. Aconselho que você remova as plantas afetadas (para reduzir o foco de infecção) e tente manter o canteiro o mais seco possível, regando somente se o solo estiver muito seco. Em locais de muitas chuvas é inclusive aconselhado o plantio em canteiros elevados para facilitar a drenagem.

As doenças fúngicas ou bacterianas nas plantas são de difícil controle, pois pouquíssimos produtos agroquímicos tem efeito sistêmico no controle de doenças. A maioria dos problemas que ficam na superfície das folhas (como pragas), ou circunscritos a pequenas áreas são bem mais fáceis de tratar. Portanto, o prognóstico para as suas plantas já afetadas não é muito bom. O ideal é sempre prevenir.

Boa Sorte!

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.