Elementos da Paisagem

No artigo anterior: Introdução ao Paisagismo, definimos a arte e a ciência do Paisagismo, suas funções e normas, além da sua relação com a natureza. Hoje vamos estudar os Elementos da Paisagem.

A Forma:

Morro, ponte e lago
O relevo do terreno, os espelhos d’água e a
vegetação são características que interferem na forma.
Foto: Dan Taylor

É o volume ou superfície de um objeto que aparece unificado e se apresenta na superfície do terreno. As características do território que mais interferem na forma são a geomorfologia, a vegetação e os espelhos d’água.

As formas irregulares e as composições de grandes volumes salientes, como morros, tem maior relevância visual e se acentuam com o relevo.

A Linha:

É o caminho natural ou imaginário percebido pelo observador quando existem diferenças bruscas entre os elementeos cor, forma e textura. A silhueta da terra contra o céu, a separação dos tipos de vegetação, cursos d’água e caminhos se manifestam como linhas na paisagem.

A Cor:

Jardim de Tulipas
A combinação de cores é muito importante na
construção da paisagem.
Foto: Lewisisms

É a propriedade de reflexão da luz em uma intensidade e comprimento de onda específica. As cores são definidas por pigmentação (verde, azul, vermelho, etc), logo se divide em cores quentes ou frios pelos tons (claro, escuro) e brilho (brilhante ou opaco). A combinação das cores na paisagem determina a qualidade estética da mesma.

A Textura:

É a combinação das formas e das cores percebidas como variações ou irregularidades da superfície do terreno ou objeto. A textura se caracteriza por grão (tamanho relativo das irregularidades da superfície, grosso, fino), densidades (espaço), regularidade (grau de ordenamento do espaço) e contraste (diversidade de cores e luminosidade).

A Escala:

É a relação existente entre o tamanho do objeto e o entorno de onde está situado.

O Espaço:

Está determinado pela organização tridimensional dos corpos sólidos e os espaços livres ou vazios. Assim temos diferentes cenários ou tipos de paisagem: panorâmica, paisagem fechada, paisagem focalizada e a dominada.

Continuação: Introdução ao Paisagismo III – Princípios da Composição

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.