Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Duas formas de fazer compostagem

Patricia Galbo

Atualizado em

Que tal aprender a reciclar seu lixo orgânico? Sim, você tratar todo seu resíduo contribuindo com a diminuição do lixo doméstico que abarrotam os aterros sanitários e ainda produzir adubo orgânico de qualidade para uso nas plantas de seu jardim. Quando a terra está bem adubada, as plantas ficam mais vigorosas e são menos atacadas por pragas e doenças.

Compostagem é a produção de adubos através da reciclagem de resíduos orgânicos. Existem duas maneiras de se fazer a compostagem, Compostagem em pilha e compostagem com minhocas.

Pilha de compostagem. Foto de Solylunafamilia
Pilha de compostagem. Foto de Solylunafamilia

Compostagem em pilha

Recomenda-se para quem tem grande espaço e produz grande volume de materiais orgânicos, como folhas e galhos de árvores. Esse processo utiliza a ação de microrganismos, atingindo altas temperaturas e necessitando de revolvimento frequente.

Compostagem com minhocas

Foto de Tushar Dayal
Foto de Tushar Dayal

Aconselhável para quem possui pequenos espaços, pois é possível mantê-la em qualquer cantinho, a montagem pode se dar em baldes ou caixas plásticas. Manter as caixas fechadas é fundamental para evitar mau cheiro e para que as minhocas não saiam. O mais comum é a utilização de três recipientes, o último sempre acumula o chorume, por isso leva uma torneira para o recolhimento, esse liquido é um excelente adubo, mas deve ser diluído antes de ser aplicado nas plantas. Conforme as caixas vão sendo preenchidas com o resíduo que virou adubo, é só ir trocando de lugar com as demais.
Não é aconselhável utilizar alimentos cozidos com água e sal, as minhocas podem demorar um pouco mais para fazer a degradação desses materiais. Deve-se evitar: carne, ossos e gorduras, pois podem atrair animais indesejáveis e resíduos de animais domésticos, pois podem contaminar o composto.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Patricia Galbo

Empreendedora na área de agricultura urbana. Engenheira agrônoma, CREA: PR-151273/D, graduada pela PUC-PR. Paisagista formada pelo Espaço Particular de Arte e Cultura Solar do Rosário. Gestora Financeira.