Que tal aprender a reciclar seu lixo orgânico? Sim, você tratar todo seu resíduo contribuindo com a diminuição do lixo doméstico que abarrotam os aterros sanitários e ainda produzir adubo orgânico de qualidade para uso nas plantas de seu jardim. Quando a terra está bem adubada, as plantas ficam mais vigorosas e são menos atacadas por pragas e doenças.
Compostagem é a produção de adubos através da reciclagem de resíduos orgânicos. Existem duas maneiras de se fazer a compostagem, Compostagem em pilha e compostagem com minhocas.
Compostagem em pilha
Recomenda-se para quem tem grande espaço e produz grande volume de materiais orgânicos, como folhas e galhos de árvores. Esse processo utiliza a ação de microrganismos, atingindo altas temperaturas e necessitando de revolvimento frequente.
Compostagem com minhocas
Aconselhável para quem possui pequenos espaços, pois é possível mantê-la em qualquer cantinho, a montagem pode se dar em baldes ou caixas plásticas. Manter as caixas fechadas é fundamental para evitar mau cheiro e para que as minhocas não saiam. O mais comum é a utilização de três recipientes, o último sempre acumula o chorume, por isso leva uma torneira para o recolhimento, esse liquido é um excelente adubo, mas deve ser diluído antes de ser aplicado nas plantas. Conforme as caixas vão sendo preenchidas com o resíduo que virou adubo, é só ir trocando de lugar com as demais.
Não é aconselhável utilizar alimentos cozidos com água e sal, as minhocas podem demorar um pouco mais para fazer a degradação desses materiais. Deve-se evitar: carne, ossos e gorduras, pois podem atrair animais indesejáveis e resíduos de animais domésticos, pois podem contaminar o composto.