Diploma para Paisagismo

diplomaPergunta: Olá, Descobri este site através do Facebook (Jardinagem & Paisagismo).
Estou no momento em fase de vestibular, e muito indeciso. Sei que é possível criar a arte do Paisagismo/Jardinagem sem diploma de ensino superior, porém sinto que seria interessante ter o conhecimento acadêmico para ajudar na intervenção de ambientes.

Minha dúvida é: vale a pena fazer uma pós em paisagismo ?
Estou no momento optando por Geografia (que tem ligação com o Planejamento Urbano, e teoricamente, com a Paisagem Urbana).

Arquitetura, Engenharia Agrônoma/Florestal, entre outras, talvez se aproximassem mais, porém a Geografia tem outros aspectos que me atraem (mundo natural/físico), e é por isso que gostaria de não focar naquelas outras áreas.

Resumindo: graduação em Geografia com pós em Paisagismo. É possível? E no mundo real, quem consegue vagas para trabalhar, arquitetos com pós, geógrafos com pós, ou ainda, paisagistas sem pós? – Iuri

Resposta: Olá Iuri, sua preocupação vem muito à calhar com o assunto do momento na área: a legalização da profissão de paisagista no Brasil, que está prestes a ser regulada pelo Projeto de Lei 2043, de 2011. Com a nova lei, você poderá exercer a profissão, sem ter pós graduação se sua formação superior for Paisagismo ou Arquitetura da Paisagem. Da mesma forma, poderão exercer a profissão, os formados em Arquitetura, Agronomia, Eng. Florestal, Biologia ou Artes Plásticas. Se você se formar em outra área, não terá direito a exercer a profissão (à exceção vale apenas para quem se formar até a data da aprovação da lei). Mesmo os formados em áreas correlatas, como arquitetura ou agronomia, precisarão ter um diploma de pós se a formatura for após 5 anos da aprovação da lei.

Assim, se você quer cursar a carreira de paisagista, recomendo fortemente que faça Paisagismo ou Arquitetura da Paisagem. Se na sua cidade não houver curso disponível, prefira Arquitetura, pois fornece uma visão artística e técnica muito ampla para exercer a profissão. De qualquer forma, tenha em mente que se o curso demorar mais de 5 anos, você terá que fazer pós em paisagismo. Ainda assim é interessante ao arquiteto que seguirá carreira em paisagismo, complementar seus estudos sobre plantas e solos, pois o curso não oferece bom aprofundamento nesta área.

Atualmente, consegue vagas os recém-formados em qualquer dos cursos citados, além dos profissionais formados em outras áreas e com pós em paisagismo. Mas lembre-se que isso só é válido para que já é formado. O mais importante e valorizado atualmente (e no futuro) é ter talento e dedicação, visto se tratar de uma profissão artística.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.