Como fazer uma Horta Estilo Americano “Square Feet” (para pequenos espaços)

Horta quadrada
Uma horta no melhor estilo “Square Feet”. Korye Logan

A horta no estilo “Square Feet” é bastante popular nos Estados Unidos, pois ensina a fazer uma horta organizada e produtiva em um pequeno espaço de 1,2 por 1,2 metros, divididos em quadrados com lados de 30 centímetros cada e profundidade de 15cm. Ela foi inventada por Mel Bartholomew como uma forma muito prática de construir uma horta, e a idéia passou a fazer grande sucesso em 1981, com o lançamento do livro Square Foot Gardening (tradução: Jardinagem em Um Pé Quadrado) nos Estados Unidos.

É possível até mesmo montar uma horta linear dependendo do espaço disponível. Foto de Cliotech

Nesse formato de horta, cada quadrado é reservado para o plantio de uma variedade de hortaliça. Outra premissa, é de que ao invés de solo de jardim enriquecido com adubo, se utiliza um composto de vermiculita, terra vegetal e fertilizantes. Aqui no Brasil, podemos utilizar o Substrato Carolina para fazer nossa horta. Esse substrato pode ser facilmente encontrado em casas agropecuárias. Ele geralmente é vendido como substrato para sementeiras.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Uma horta prontinha para plantar. Foto de David Sturtz

Há muitas vantagens nesse formato de horta, entre essas podemos citar:

  1. Alto rendimento: o plantio intensivo significa que você colherá muito de um pequeno espaço, por isso é ideal para jardineiros com espaço limitado.
  2. Instalação Rápida: a plantio pelo método Square Foot é uma maneira rápida de iniciar uma nova horta, por isso é ótima para jardineiros iniciantes. Você pode colocar seu canteiro em qualquer lugar – até encima da grama ou em áreas pavimentadas, permitindo que você construa, preencha e comece a plantar em poucas horas. Mesmo que você trabalhe com um canteiro diretamente no jardim, você só precisa preparar as áreas de plantio, não os caminhos, por isso leva muito menos tempo e esforço.
  3. Baixa manutenção: Como a horta é pequena e você tem apenas algumas tarefas para fazer durante o dia, você só precisa investir alguns minutos plantando, cuidando e colhendo em qualquer momento.
  4. Controle de Ervas Daninhas: Se você instalar uma horta pelo método Square Foot, sem utilizar terra comum de jardim, é quase certo que haverá poucas sementes (dependendo da terra vegetal que você utilizar) e portanto, nenhuma erva daninha irá crescer no primeiro ciclo de plantio. O surgimento de ervas daninhas, no entanto, pode ser tornar mais frequente com o tempo, a medida que são trazidas pelo vento e contaminam o canteiro.
  5. Menos adubação: Outro benefício da horta Square Foot, é que basta fertilizar uma vez a cada ciclo. A nutrição adequada para o crescimento da maioria das hortaliças é feita na montagem inicial. Antes de começar o próximo ciclo, basta adicionar mais composto e adubo.
  6. Menor compactação do solo: É incrível o que acontece quando você não pisa sobre a terra. Ele permanece mais leve e solto ao longo do tempo.

As hortaliças de pequeno porte são ideais para este modelo de horta. Nele você pode cultivar legumes, vegetais, além de ervas aromáticas e medicinais, sejam anuais ou perenes. A técnica entretanto não é indicada para plantas que ocupam muito espaço como aspargos, abóboras, melancias ou milho.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Quero saber mais
Você pode montar várias hortas de madeira para muitas hortaliças. Dale Calder

Antes de iniciar a sua horta pelo técnica do Square Foot, escolha um bom local. Nele, deve incidir pelo menos 6 a 8 horas de sol direto por dia. Construa longe de árvores e arbustos, já que a sombra e as raízes podem interferir. O local deve ser bem drenado para que não fique encharcado quando chover.

Para a estrutura utilize madeira de qualidade que não seja tratada. Evite o pinus ou outras madeiras muito frágeis, pois sua horta ficará em constante contato com o solo e a umidade, ficando sujeita a apodrecer rapidamente. Não utilize madeiras tratadas que podem contaminar seu substrato. Você também pode fazer sua horta com blocos de cimento. Eles serão duráveis e ainda mais fáceis de montar.

Planeje fazer um canteiro com 15 a 30 cm de profundidade. Para cenouras e plantas perenes, prefira maior profundidade. Uma furadeira, chave de fenda e alguns parafusos irão servir para montar a estrutura da
caixa. Mas você pode usar cantoneiras para deixar a estrutura reforçada e no esquadro. Calcule que cada quadrado interno terá 30 x 30cm de lado, e geralmente o canteiro terá 1,20 x 1,20m ou mesmo 1,20 x 2,40m de tamanho total.

Se planejar montar a caixa sobre a grama, coloque por baixo uma camada de manta geotêxtil para evitar o crescimento de plantas daninhas. Em substituição você pode utilizar papelão ou uma boa camada de jornais.
A mistura básica para o subtrato é ½ de vermiculita, com ½ de terra vegetal e fertilizantes orgânicos proporcionais ao volume de solo. Use farinha de ossos, cinzas e tortas oleaginosas, como mamona ou algodão. Siga as orientações do fabricante. Esterco curtido também dará excelentes resultados. Você também pode utilizar substratos prontos e puros, como o substrato Carolina, que é rico em turfa e já vem fertilizado.

Você pode montar uma caixa inteiriça ou já subdividida. No caso de ela ser inteira, você vai precisar também de uma grade para por sobre a caixa, e assim separar as plantas e planejar a sua horta. As linhas devem dividir a caixa em quadrados. Use ripas de madeira, plástico ou cordas mais grossas presas nas pontas com preguinhos ou grampos. Obedeça o espaçamento de sementes recomendado pelo fornecedor e plante apenas um em cada quadrado se ele disser para plantar com 30cm de distância. Se for espaçamento de 15 cm, coloque 4 em um quadrado, espaçamento de 10 cm permite 9 sementes e espaçamento de 7 cm, 16 sementes.

Para maximizar ainda mais o espaço, considere tempos de plantio estratégicos. Dessa forma, algumas plantas estarão sempre se desenvolvendo, então a caixa ficará menos lotada. Um benefício interessante é que você poderá desfrutar de alface e outras plantas de amadurecimento rápido durante toda a temporada.

O solo em canteiros elevados tende a secar mais rapidamente. Então rega-se todos os dias no calor do verão para manter suas plantas crescendo bem. Você pode abrir mão das regas diárias se instalar um sistema de irrigação com mangueiras perfuradas ou gotejadores. Cubra a superfície do substrato com uma cobertura orgânica, como aparas de grama, serragem ou jornais rasgados, o que também ajuda a conservar a umidade e impede o crescimento de ervas daninhas.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.