Como fazer o levantamento do caudex da Rosa-do-deserto

Manual de Cultivo

Rosa-do-deserto

Conheça este guia completo no cultivo das suas rosas-do-deserto e passe para o próximo nível. Tenha as plantas mais floridas e lindas que você jamais viu. Técnicas explicadas em detalhes.

adenium_caudexLevantamento do caudex, significa elevar a planta em cada transplante, deixando o caudex mais descoberto. Normalmente ele é feito com as raízes nuas, mas mostrarei através de um vídeo, que não há esta necessidade, pois a planta pode se ressentir com a operação. Se a pessoa não tiver uma certa prática, ou se não estiver familiarizada com plantas, poderá inclusive causar a morte da rosa-do-deserto.

Segredos da Adubação

Rosa-do-deserto

Você sabe quais os fertilizantes e adubos utilizados pelos viveiristas profissionais para ter flores abundandes, enormes e com cores vivas? Vem comigo descobrir o que eles não te contam. Técnicas explicadas em detalhes.

Uma das grandes característica das Rosas-do-deserto é o seu caudex. O caudex nada mais é do que uma parte do caule que é espessada na base, e que em muitas espécies xerófitas (adaptadas a condições áridas como o Adenium), torna-se uma adaptação essencial para armazenar água. Com um caudex bem trabalhado, engrossado e aparente, você estará agregando um valor ornamental à sua planta. Um belo caudex, aliado a lindas flores, formam um conjunto muito atraente nas rosas-do-deserto.

adenium_caudex_2O transplante feito com o torrão é bem mais seguro, e não exige tanta prática quanto com as raízes nuas. Para efetuar este transplante, basta soltar a planta do vaso, pois ela sai com todo o torrão. Você poderá usar o mesmo vaso em que a planta estava ou trocar por outro maior, a escolha é sua.  Coloque uma certa quantia de substrato no vaso, de tal maneira que a planta fique uns 3 a 4 centímetros acima da borda. Coloque com delicadeza a planta com o torrão sobre o substrato. Com uma vareta (destas de churrasco), vá retirando o substrato velho, deixando assim o caudex mais a mostra. Nesta operação, é provável que encontre raízes finas ou outras raízes que não combinem com o formato do caudex. Então, com um estilete retire com cuidado estas raízes indesejáveis.

Não aconselho passar nada nos cortes, e nunca tive problemas de apodrecimentos, mas caso queira, poderá utilizar canela em pó, pasta feita de canela, pasta dental ou outro produto específico.

Caudex levantado, raízes retiradas, complete agora seu vaso com o substrato. Pronto, sua planta ficará agora ainda mais bonita. Este tipo de transplante, com o torrão, não causa nenhum estresse à planta, por isto, logo estará florida, até porque recebeu um novo substrato.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Quero saber mais

Acompanhe no vídeo abaixo, o passo a passo da técnica:

Que tal aprender a germinar sementes?

Rosa-do-deserto

Conheça o passo a passo completo da germinação das sementes de Adenium e os cuidados com as mudas após. Faça suas próprias cultivares através da técnica da polinização. Técnicas explicadas em detalhes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

5 comments on “Como fazer o levantamento do caudex da Rosa-do-deserto

  1. Gostaria de endereço confiável para comprar sementes de gloxinea, rosa do deserto e violetas. Sou inexperiente neste assunto mas, me apaixonei por estas 3 plantas em particular!

  2. Fiz o levantamento da minha Rosa do deserto e agora uma semana depois ela está com as folhas amarelafas e alguns galhos ficando murchos. É normal ou a planta tá morrendo?

  3. Transplantei uma muda para fazer a técnica da anaconda e o tronco da muda está bem murcho e tenho molhado a muda, o que devo fazer?
    Att

Os comentários estão fechados.