Como escolher as sementes para sua horta doméstica

A escolha correta pode garantir o sucesso de sua horta
A escolha correta pode garantir o sucesso de sua horta
Um dos grandes motivos de insucesso em hortas domésticas está na má escolha das sementes. Compramos envelopes de sementes de marcas idôneas e bem conceituadas, e mesmo assim nossas plantinhas teimam em não se desenvolver. O problema mais frequente é que compramos sementes não adaptadas ao clima e solo da nossa região.

Atualmente, as sementes de hortaliças e flores contém alta tecnologia na sua produção. Os pesquisadores desenvolvem, através de hibridizações e melhoramento genético, sementes de plantas produtivas, resistentes às doenças e com adaptações específicas para cada região do país. Por exemplo: hoje é possível plantar couve-flor, uma hortaliça típica de inverno em regiões de clima quente, graças a esta tecnologia. O mesmo acontece com o repolho, a beterraba, a alface e uma infinidade de hortaliças, tudo graças a um excelente programa de seleção e desenvolvimento de híbridos.

Então, para entendermos melhor como escolher nossas sementes, abaixo preparei uma seqüência de fotos mostrando informações importantes sobre as sementes que podemos obter facilmente observando a embalagem. Estas informações são fáceis de entender por qualquer pessoa.

Como identificar a semente ideal para sua localidade:

Procure pelo mapa do Brasil e pelo gráfico de "Época de Plantio"
Procure pelo mapa do Brasil e pelo gráfico de "Época de Plantio"
Muitos envelopes trazem no verso o mapa do Brasil. Este mapa geralmente está dividido por cores. No caso da marca “x” abaixo, a cor predominante é a amarela, que corresponde ao nordeste, centro oeste, norte e parte do sudeste. A cor marrom, corresponde ao sudeste, e finalmente a azul à região sul. Outras marcas podem ter diferentes esquemas de cores, fique atento.

A embalagem também geralmente indica a “Época de Plantio”. No caso do nosso exemplo, é uma tabela, ao lado do mapa do Brasil. Nesta tabela estão os meses do ano, de janeiro a dezembro. Correspondendo aos meses do ano, temos uma faixa colorida, com uma das cores citadas acima no mapa do Brasil.

Nesta mesma tabela, na parte mais baixa, temos a “Epoca indicada para plantio”, e “Época mais indicada para plantio”. Nem sempre estas informações estão especificadas, mas as principais marcas já se preocupam em listar estas relevantes informações;

Dou um exemplo: No envelope de sementes de alface da variedade Black Simpson, vamos verificar que para a região nordeste os meses mais indicados para o plantio vão de abril a julho. Na região sudeste de fevereiro a novembro. As sementes de alface Salad Bowl, é indicada apenas nos meses de maio e junho para o nordeste.

Pureza, Validade e Percentual de Germinação
Pureza, Validade e Percentual de Germinação
Diante destas informações, concluímos que é preferível plantar a Black Simpson no nordeste, ao invés da Salad Bowl, pois o período de plantio da primeira é bem mais longo, englobando a maior parte do ano, enquanto que a segunda só pode ser plantada em um curto período do inverno, ou seja, é mais sensível ao calor.

Vemos também na parte mais baixa do envelope, o percentual de germinação, que é de suma importância, para avaliarmos a qualidade do lote e calcularmos a quantidade de sementes a plantar. Aí temos também a pureza, que nos exemplos acima é de 99%, e finalmente a validade.

Escolha os menores pesos para hortas domésticas
Escolha os menores pesos para hortas domésticas
Na parte alta do envelope, temos o Peso Líquido. Para pequenas hortas domésticas, o ideal seriam as embalagens com os menores pesos. Assim, logo usaremos todas as sementes e não correremos o risco das sementes envelhecerem e perderem seu poder germinativo.

As sementes compradas de empresas idôneas vem acondicionadas em envelopes laminados que as protegem da luz, da umidade e do ar. Se, após o plantio, sobrarem sementes no envelope, elas deverão ser bem fechadas e presas com clips, grampeador ou prendedor de roupa, e guardadas preferencialmente na gaveta dos legumes da geladeira, ou seja, na parte mais baixa.

Embalagens aluminizadas garantem o frescor das sementes no momento da compra
Embalagens aluminizadas garantem o frescor das sementes no momento da compra
Com estes cuidados simples, você sempre terá sementes com o melhor poder germinativo, e compatíveis com a sua região. O resultado disso é o sucesso da sua horta doméstica, com lindos, frescos e saborosos vegetais.

Espero ter sido útil a vocês que preferem, assim como eu, ter a sua própria horta, livre de produtos químicos e agrotóxicos.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *