Cogumelos no Gramado

Foto de Georgia Reading
Foto de Georgia Reading
Pergunta: Trabalho com manutenção de jardins e tenho encontrado em alguns pontos dos gramados (Cogumelos), portanto gostaria de saber qual a melhor solução para conter o aparecimento da espécie. Obrigado – Antonio Francisco

Resposta: Prezado Antonio, a simples presença de cogumelos no gramado não indica necessariamente um problema. Eles surgem em determinadas épocas (muito calor e chuvas) e depois vão embora. A maioria dos cogumelos são saprofíticos e não causam mal algum ao gramado, pelo contrário, eles aumentam a fertilidade do solo, disponibilizando importantes nutrientes.

Alguns, no entanto, provocam manchas escuras no gramado, que tende a apodrecer e morrer na área de crescimento dos fungos. Geralmente em círculos. Neste caso, um tratamento deverá ser realizado.

Tenha em mente que os cogumelos só proliferam em áreas com excesso de umidade e matéria orgânica. Assim sendo, reduzir as regas e trocar a adubação orgânica por química ajuda a diminuir o problema. Fertilizações com adubos de baixo nitrogênio também são interessantes, devolvendo o equilíbrio ao gramado. Evite aplicar terra vegetal em cobertura de gramados afetados, pois só piorará o problema. Ao invés disso, coloque uma leve camada de areia misturada com fertilizante químico de baixo nitrogênio (04.14.08).

Após o corte da grama, tenha o cuidado de remover bem as aparas.

Boa Sorte!

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.