Asplênio sem vida

Foto de Forest and Kim Starr
Foto de Forest and Kim Starr
Pergunta: Tenho um asplênio que está com as folhas queimadas e as acho muito escuras ( verde muito forte, como se estivessem quase secas). A maioria das folhas tem uns risquinhos na parte de baixo escuras (tipo veludo castanho). Vi na net que devemos cortar as folhas que ficam assim para que ela possa reproduzir melhor.
Estou sempre a regar. Existe alguma coisa específica que se deva fazer para melhorar o aspecto delas, dar-lhes melhor vida? – Teresinha Aparecida

Resposta Prezada Teresinha, O verde escuro do seu asplênio, popularmente conhecido como “verde garrafa”, é um sintoma típico de sombreamento excessivo. Já as folhas queimadas, demonstram que o asplênio está em local muito seco (ar condicionado) ou com muito vento. Os risquinhos são um bom sinal. São os soros do seu asplênio. Eles contém milhares de esporos reprodutivos da planta. Ou seja, ela está se reproduzindo. Jamais corte as folhas do seu asplênio!

Procure colocá-lo em local com mais luz e com menos vento. A umidade ambiental pode ser elevada fazendo-se uma ou mais pulverizações de água por dia. Assim que ele estiver adaptado ao novo local (emitindo folhas novas), inicie uma adubação própria para samambaias. Boa Sorte!

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.