As flores favoritas da rainha Elizabeth e família real britânica

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Rainha Elizabeth
A Rainha Elizabeth plantou muitas árvores ao longo dos anos. Foto Tim Rooke

Nem todo mundo sabe, mas além de sua paixão por cães da raça Corgi, carros e cavalos, a rainha Elizabeth era uma grande apreciadora de flores e jardins. Ela gostava de contemplar os impecáveis jardins dos diferentes palácios da realeza. Ela se envolvia nos plantios inaugurais, tinha suas próprias dicas de jardinagem e cultivares que a homenageavam, como o Rhododendron ‘Queen Elizabeth II’. Além disso, a rainha visitava e ajudava a promover a Exposição de Flores de Chelsea da RHS (“RHS Chelsea Flower Show”), oficialmente designada de A Grande Exposição de Primavera.

A Exposição de Flores de Chelsea é uma exposição anual sobre jardins e jardinagem, realizada pela Royal Horticultural Society (“RHS”) nos terrenos do Royal Hospital Chelsea em Chelsea, Londres, Inglaterra. É a exposição mais famosa do gênero no Reino Unido e uma das mais importantes do mundo. No entanto, em 2020, ano em que a Pandemia do Coronavírus impossibilitou que o evento pudesse ser apreciado pessoalmente, o evento foi online pela primeira vez na história. E para ajudar a promover o evento e marcar a celebração de maio, a realeza se mobilizou e foi à conta oficial no Twitter para divulgar suas flores favoritas. Eles se engajaram particularmente a uma iniciativa da RHS ligada à Semana de Conscientização da Saúde Mental, que pediu às pessoas que compartilhem fotos de suas flores para “ajudar a aliviar a ansiedade e proporcionar um momento de descanso nas circunstâncias atuais”.

Uma boa parte das flores não são encontradas comumente aqui no Brasil, mas eventualmente podemos vê-las em estandes de flores de corte e coleções. De qualquer forma, será um prazer apreciá-las e se inspirar com as flores favoritas da realeza nas imagens abaixo:

1. Rainha Elizabeth: Lírio-do-vale

Lírio-do-valeAs delicadas flores dos lírios-do-vale (Convallaria majalis) lembram pequenos sinos brancos e arredondados e eram os favoritos da rainha. Apreciadores do clima temperado, os lírios-do-vale não são fáceis de cultivar em nossas calorosas terras tupiniquins. Eles fazem parte dos canteiros permanentes do Palácio de Buckingham, e seus ramos floridos foram incluídas na composição do buquê de coroação da rainha em 1953. Os lírio-do-vale simbolizam a confiabilidade. Saiba mais »

2. Rei Charles: Esporinha

Esporinha ou Delfíno

Já as favoritas do mais novo soberano do Reino Unido são as esporinhas (Consolida ajacis). Símbolo de positividade, as esporinhas são cultivadas regularmente nos jardins da Highgrove House, residência oficial do período em que era príncipe de Gales. O próprio rei explica sua predileção: “Para mim, a magnífica e gloriosa esporinha, com seu porte impecável e reunida em pelotões, ocupa um lugar de destaque em minhas afeições botânicas“.

3. Rainha Consorte Camilla: Manto-de-senhora

Manto-de-senhora

A nova rainha consorte prefere a singeleza da espécie manto-de-senhora (Alchemilla mollis). Uma escolha bastante incomum para uma planta favorita. Mas como ela mesma disse: “Esta planta de flor fofa e cor verde limão é uma das melhores forrações tanto para o jardim quanto para vasos. Todo jardineiro deveria conhecê-la.”

4. Princesa Anne: Heléboro

Heléboro

A própria princesa explica seu favoritismo. “Os heléboros não apenas florescem cedo, mas continuam florescendo por dois meses, e muitas vezes são lindamente marcados com infinitas variações”. Ou seja, além de permanecerem florescendo por longos períodos, é possível encontrar muitas opções de cores e padrões nas flores dos heléboros (Helleborus x hybridus), uma espécie própria de clima temperado.

5. Conde Eduardo e a Condessa Sofia: Azaleia

Azaleia
O filho mais novo da Rainha Elizabeth e sua nora, o Conde de Wessex e sua esposa, compartilham sua predileção por azaleias (Rhododendron simsii). Eles apreciam as cores vivas das flores, que como eles mesmo comentaram “são de tirar o fôlego” e o seu inebriante perfume.

6. Duquesa Brigite: Ervilha-doce

Ervilha-doce

Não é difícil entender o favoritismo da Duquesa de Gloucester pelas ervilhas-doces (Lathyrus odoratus). As delicadas flores parecem com borboletas coloridas e escalam suportes delicados, enfeitando jardins e vasos na primavera e verão.

7. Duque Ricardo: Margarida

Margarida
O Duque de Gloucester prefere as simples margaridas (Leucanthemum vulgare). Ele explica que “gosta de cavar entre as pedras do calçamento e transferi-las para outro lugar onde possam crescer de maneira adequada e saudável”.

8. Princesa Alexandra: Rosa “Golden Celebration”

Rosa Golden Celebration

Apaixonada por rosas (Rosa x grandiflora), a Princesa Alexandra, prima da Rainha Elizabeth, tem um carinho especial pela cultivar “Golden Celebration”, uma roseira arbustiva de flores muito dobradas, cor amarelo ouro e intenso perfume. Ela conta que “dá um grande prazer ao olhar e tem o perfume mais extraordinário e único”.

9. Princesa Diana: Miosótis

Miosótis

Lady Di, a tão querida e emblemática princesa de Gales, tinha uma predileção especial pelas Miosótis (Myosotis scorpioides). E só podemos saber disso hoje, devido ao carinho do Príncipe Harry, que em mais de um momento homenageou a mãe com as flores, como quando plantou miosótis em uma pré-escola na Califórnia no 23º aniversário da morte de sua mãe.

10. Princesa Kate: Narciso

Narciso

A duquesa de Cambridge e Cornualha, e a nova Princesa de Gales, Catherine Middleton não expressou o seu favoritismo por alguma planta especial. No entanto, parece que há um lugar cativo em seu coração pelos Narcisos (Narcissus cyclamineus), que fizeram parte do seu buquê de casamento, assim como flores das florestas, como já expressou anteriormente.

Urban Jungle - Plantas Dentro de Casa

Dicas e técnicas do básico ao avançado

Um guia passo a passo com técnicas fáceis de implementar para ter a floresta urbana que você sempre sonho. Use o cupom exclusivo UJRP10 e tenha 10% de desconto.

Gostou? Compartilhe

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email