Amarílis murchando

Amarílis Red Lion - Foto de A Yee
Amarílis Red Lion – Foto de A Yee

Pergunta: Ganhei uma Amarílis num vaso e não sei qual a quantidade de água devo colocar. As folhas estão ficando moles e despencando. É água demais ou pouca água que faz isso acontecer? Obrigada! – Maria Elisa

Resposta: Olá Maria Elisa, é possível que tanto água demais como de menos faça as folhas murcharem. A regrinha básica para saber quanto de água dar é verificar a terra. Coloque o dedo no solo e se estiver seco ao toque, é hora de regar. Nunca deixe pratinho com água sob o vaso do amarílis, ele apodrece rapidamente se ficar encharcado. E sempre espere secar entre as regas.

No entanto, você deve pensar em outras causas para o seu amarílis estar ficando feio. A primeira e mais comum é porque é inverno, e as folhas amarelecem e caem quando fica frio assim. É um processo normal para a espécie, que entra em dormência em locais de clima subtropical ou temperado, durante o inverno. Neste caso, suspenda as regas até a primavera e corte fora as folhas amarelas. Depois inicie novamente a irrigação e veja seu amarílis florescer ano após ano.

Outras causas possíveis:
– Excesso de adubos orgânicos
– Excesso de adubos químicos
– Pragas no bulbo
– Doenças fúngicas ou bacterianas
– Falta de sol

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Amarílis murchando

  1. Olá, me chamo Ana Luisa e tenho três tipos de bulbos: amarílis, angelica e açafrão. Deixei os três num vaso para descansarem durante o inverno, replantei na primavera com terra adubada e não floresceram! O que deu errado? Bom, eu botei para descansar num período curto, 1 mês apenas. Não sei se influenciou. E quanto ao artigo especificamente, tive esse probleminha com minha amarílis e acho que foi adubo, bem depois do replantio. Fui adubar todas minhas plantas e a ela também. Cortei as folhas, deixei mais seco e faço isso, deixo a terra secar bem pra molhar de novo. Não sei se estraguei a planta, não cresceu mais as folhas, vou observar mais. O bulbo chegou a ficar verde num lado. Abraços

  2. Bom dia Raquel, comprei umas mudas de Bastão do Imperador – Etlingera eliator, mas elas não vão para frente. Rego com regularidade, coloco matéria orgânica de boa qualidade. Fico desconsolado porque sou agrônomo e a flor não responde aos meus tratos culturais. Você pode me ajudar ?

Os comentários estão fechados.