Alporque em lichia

Foto de Marcio Alexandre Oliveira
Foto de Marcio Alexandre Oliveira

Pergunta: Fiz alporques em um pé de Lichia (Litchi chinensis), só que ela floriu e está agora com frutas. As raízes do alporque já estão desenvolvidas, em ponto de desmame. Posso cortá-lo ou devo esperar o amadurecimento para retirada das frutas? Se eu cortar esse alporque prejudica as frutas que estão no ramo? – Roberto

Prezado Roberto, você pode tomar o seguinte como regra: Na grande maioria das plantas (e dos animais também), as funções de crescimento são concorrentes às funções de reprodução. Isso acontece, pois as duas funções demandam muita energia da planta. Por isso, a grande maioria das árvore frutíferas crescem numa estação, florescem e frutificam em outra e muitas descansam na próxima.

Sempre há exceções, principalmente em clima tropical, quando as estações não são tão definidas. Em alguns casos, as plantas podem florescer e frutificar de forma esparsa o ano todo. Assim, elas usam pouca energia para a reprodução, dividindo em “parcelas” durante o ano todo.

No caso da Lichia, se você exigir crescimento e reprodução ao mesmo tempo, o risco de dar errado é muito grande. Posto isso, sugiro que você não mexa no alporque agora. Se deseja muito as frutas que estão no ramo, deixe elas lá e aguarde pelo menos um mês após a queda ou colheita total dos frutos antes de separar o alporque (ou até perceber que a planta retomou o crescimento vegetativo). Você pode acelerar o processo efetuando a colheita antes do tempo, mas acho que você vai querer aproveitar essa safra. Uma dica geral: Não corte uma estaca ou alporque de um ramo florido ou com frutos, e se isso for imprescindível, remova todas as flores e frutos antes de plantar.

Assim, se você cortar o ramo agora, os frutos vão cair ou ficar subdesenvolvidos. Além disso a chance do alporque, que deu trabalho e exigiu paciência, não se desenvolver será muito grande. No final das contas, você não terá nem uma coisa (os frutos), nem outra (a muda).

Saiba mais em: Alporquia – como fazer

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.