A murta e os citros

Perceba a semelhança entre as flores da Murta, à esquerda, e a dos Citros, à direita. Ambas pertencem à família Rutaceae. Fotos de Ton Rulkens e Rainer Blankermann, respectivamente.
Perceba a semelhança entre as flores da Murta, à esquerda, e a dos Citros, à direita. Ambas pertencem à família Rutaceae. Fotos de Rainer Blankermann e Ton Rulkens, respectivamente.

Pergunta: Acabo de adquirir uma muda da Murta de Cheiro e fiquei sabendo que ela transmite uma bactéria para frutos cítricos. Tenho uma pitangueira e gostaria de saber se ela corre esse risco, pois não sei se a pitangueira é considerada cítrica. Atenciosamente,
Cecilia

Resposta: Olá Maria Cecília,

A Murta-de-cheiro não transmite doença alguma. Acontece que ela é muito aparentada com os Citros, e por isso, pode hospedar a mesma doença que acomete estas plantas (o Greening dos Citros). Assim, o plantio da murta só não é indicado em localidades onde o cultivo de citros é comercial.

A pitangueira é uma Myrtaceae, portanto não é da mesma família dos Citros. As plantas assim denominadas são a laranja, o limão, a lima, a toranja, a tangerina, a clementina, a bergamota e a cidra, todas do gênereo Citrus, família Rutaceae (a mesma família da Murta).

Portanto, pode ficar tranquila: a murta não fará mal à sua pitangueira.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

4 comments on “A murta e os citros

  1. No caso da pitangueira, a murta nao fará mal, mas no caso de Citrus (limoeiro, laranjeira, etc…) pode fazer?? E vice versa tb?!
    Não entendi qdo vcs citaram q somente em caso de produção comercial.
    Aguardo.
    Obrigada

  2. Olá,

    Tenho uns pequenos pés de papaia, plantados em vasos porque moro em apartamento. As hastes da folhas começaram a ficar com um ponto marrom que tem relevo, as folhas vão secando até cair, uma a uma. Já nem sei se melhor deixar dentro de casa, ao lado da janela, ou no balcão para arejar melhor. Obrigada por alguma dica.

    Grata. Att.,
    Cristina

  3. Olá .Tenho vontade de fazer em meu sítio uma cerca viva dessa espécie murta de cheiro mas, para eu comprar ou fazer mudas gostaria de saber: Se fazer a cerca e não estiver muito próximo do pomar,poderia fazer mal as frutíferas que tenho como:laranjeira,mexerica,limão e outras que não são cítricas ?A cerca viva não ficaria próxima ela estaria à uma distancia de uns 250 metros =ou- do pomar a entrada da propriedade.Qual conselho me dá por gentileza? Att.,Simone

Os comentários estão fechados.