Singônio – Syngonium angustatum

O singônio é uma planta de folhagem muito decorativa. As folhas se alteram de acordo com a maturação da planta. Plantas jovens apresentam folhas simples, claras, com nervuras brancas e nas plantas adultas as folhas são subdividas e completamente verdes. Quando amadurecida produz flores de espata rosada e espádice de coloração creme de importância ornamental secundária. É produzida em larga escala como planta envasada, para decoração de interiores, pela sua adaptação à meia-sombra. No entanto podemos plantá-la no jardim, em jardineiras e canteiros sempre semi-sombreados. Se tutorada adequadamente torna-se uma bela trepadeira.

Deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica. Aprecia a umidade e regas regulares. Não é tolerante ao frio. Multiplica-se por estacas durante o ano todo.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Todas as partes da planta são tóxicas.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Raquel Guidini Rezende

    Em 24 e 25 de Maio de 2016, Semana do Brincar, nós, que fazemos parte da equipe de coordenação e educação do CEU Rosa de França, levamos as crianças, pais, mães e amigos para um piquenique, com brincadeiras, dança e plantio da planta SINGÔNIO e Espada de São Jorge, para o Zoológico de Guarulhos.
    Levamos terra e as mudas do Singônio em garrafão de água, utilizado como vaso. Adaptamos diversos potes recicláveis como vaso e elas mesmas plantaram. Encheram seu regadores coloridos e dançaram a música do jardineiro. Esta planta é ótima para cultivar, perfeita para essa experiência pois pega fácil e se alastra, multiplicando-se e alegrando a todos.
    Vou postar os links aqui assim que enviar para o Youtube, para que vocês vejam a riqueza ecológica e pedagógica, além da animação e empenho dos participantes. Foi Inesquecível e regado de memória afetiva para todos. Depois dançamos a dança Circular e saboreamos os deliciosos pratos que as mães prepararam com amor para a degustação coletiva. Abraço.