Resedá – Lagerstroemia indica

Perfeita para as calçadas, o resedá é uma arvoreta que não possui raízes agressivas, além de ter um belo florescimento. Suas folhas são elípticas, com bordas onduladas. O tronco é muito belo, liso, de tons claros, marmorizado. Seu porte chega a 6 metros de altura. As inflorescências, formadas ainda no inverno, contém inúmeras flores crespas de coloração rosa, branca, roxa ou vermelha, de acordo com a variedade.

Devem ser cultivadas sob sol pleno em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regada a intervalos regulares. Apesar de bastante rústica, é interessante realizar podas de limpeza, removendo ramos emaranhados e doentes, além das flores murchas. A forma natural da planta é bonita, mas é frequente o uso de podas de formação, para transforma-lá em arbusto ou arvoreta com copa redonda e compacta. Resistente à poluição urbana. Multiplica-se por estacas e sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Estou com uma Resedá branca plantada na calçada em frente à minha casa. Ela está com 2 m mais ou menos e está linda, cheia de boquezinhos de flores. Está um tanto irregular, acho que precisa de uma poda e tb de adubo. Ainda não sei bem como lidar com ela, mas preciso aprender, pois sei que ficará maravilhosa.

  • Plézya

    Planta maravilhosa, boa para calçadas e de pequeno porte , e bem florida , onde dar uma estética melhor para as cidades .

  • Marcelo

    Caros amigos,

    Há três anos, plantei um Resedá na calçada de minha casa. Na época, estava com um metro de altura, hoje tem quase três metros e é uma árvore saudável, bonita e recebe podas regulares.

    Porém, tenho um sério problema: uma infinidade de galhos brotam de sua base (da altura do contato do caule com o solo), formando verdadeira toceira de galhos de resedá! Apesar de eu cortar bem rente ao solo, elas insistem em crescer novamente, deixando um aspecto muito feio.

    Existe alguma forma de eliminar definitivamente os galhos que brotam da base? Ou seria apenas arrancando a árvore inteira?

    Certo de poder contar com o auxílio de vocês, agradeço imensamente!

  • Raquel Patro

    O resedá é um arbusto por natureza! Esses ramos sempre vão brotar da base, e essa poda faz parte da manutenção dele como arvoreta. Mas a floração e o caule são tão bonitos que faz valer à pena.