Jasmim-manga – Plumeria rubra

Compartilhe:

O jasmim-manga é uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ingerida. As folhas são grandes, largas e brilhantes e caem no outono-inverno. A floração inicia-se no fim do inverno e permanece pela primavera, com a sucessiva formação de flores de diversas cores e nuances entre o branco, o amarelo, o rosa, o salmão e o vinho. Está disponível no mercado uma forma variegada da planta.

Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil, leve e bem drenado. Não é tolerante ao frio e às geadas. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, em amplos espaços, preferencialmente longe de dormitórios devido ao forte perfume. Multiplica-se por estaquia.

Compartilhe:

Alerta:

Planta tóxica, não deve ser ingerida.

Um comentário sobre “Jasmim-manga – Plumeria rubra
  1. Jozete Rodrigues dos Santos disse:

    Jasmim e uma história de amor

    Essa planta me traz lembranças maravilhosas, momentos com minha querida e muito amada mãe. Íamos todas as quintas ao cair da tarde na renovação carismática na Igreja de São Lourenço, e passávamos em frente à uma casa com uma árvore de jasmim-manga linda e muito perfumada com flores caídas ao chão, e eu colhia e dava à minha mãe e ela sorria e a colocava atrás da orelha, todas as quintas era o mesmo ritual rs.Eu cresci e ela se foi :(…os anos se passaram e o destino me trouxe essa linda flor novamente; pois na rua que passo p levar meu filho à escola tem uma linda árvore, então num belo dia tive a coragem de pedir um galho à dona da casa e contei minha experiência com essa singela flor, e prontamente pegou uma escada e cortou um galho, meu coração se encheu de alegria, fui correndo pra casa pra colocar num vaso grande, pra minha felicidade o galho “pegou”, venho mentalizando todos os dias o dia em que terei minha casa de verdade, digo isso porque moro “em cima” da minha sogra e ela não quer árvore em frente à casa dela :(…Imagino um lindo jardim com várias espécies de Jasmim e feliz por sentir a brisa com o perfume e a lembrança boa desse momento com minha mãe que amo muito <3

Conte-nos sobre sua experiência com esta espécie

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Publicado em Diretório de Plantas

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.