Jambolão – Syzygium jambolanum

O jambolão é uma árvore frondosa, de porte médio e copa cheia, ampla, bastante ramificada. Pode alcançar 10 metros de altura. Suas folhas são coriáceas, lisas e escuras, com uma nervura central clara e saliente. Suas flores são hermafroditas, brancas ou amareladas, com longos e numerosos estames e reúnem-se em rácemos terminais. Os frutos são do tipo baga, pequenos e ovóides como as azeitonas verdadeiras (Olea europea), de coloração branca que gradativamente torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduros. A polpa carnosa envolve uma única semente.

De sabor doce, porém um pouco adstringente, os frutos são em geral agradáveis ao paladar. Apresentam o único inconveniente de manchar a pele e as roupas e, por ocasião da queda, veículos e calçamentos também. Por este motivo, esta bela árvore de sombra refrescante no verão, não é muito indicada para arborização de ruas, avenidas e praças, reservando-se seu plantio para parques maiores e sítios. Os frutos do jambolão podem ser consumidos in natura ou processados em compotas, licores, vinhos, tortas, doces entre outros.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, profundo e bem drenável, com regas periódicas no primeiro ano de implantação. Árvore tipicamente tropical, o jambolão aprecia o calor e a umidade, com crescimento rápido a moderado. Multiplica-se por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: diabetes, afecções gástricas, afecções pancreáticas, diarréia, disenteria, hemorragias, espasmos, infecções, flatulência, afecções respiratórias
  • Propriedades: estimulante gastrointestinal, adstrigente, calmante, diurético, hipoglicemiante, antibiótica
  • Partes Utilizadas: Frutos, sementes, Casca do caule, Folhas

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Vilma

    Lembrança da minha infância.
    Para os jardineiros.
    Não se pode cortar os galhos, de um pé de jambolão.
    Como alguém passeando em um parque, por exemplo? Alcança para saborear a fruta?

  • Acabei de fazer geléia, uma cor tão perfeita quanto seu gosto!conheci ontem e já sou fã

  • Não a conheço, mas me falaram que e uma arvore que cresce muito e tem uma raiz forte, não plante el lugares pequenos

  • Ana Maria Estevan

    plantei uma mudinha que ganhei de um amigo no meu lote. Virou uma árvore de mais de 5 metros de altura que dá uma super sombra e frutos super saborosos. Moro nela, mas não corto pra construir uma casa. rsrsrsrs

  • Vania Lupia Rosa Anhanha

    Quero saber se pode ser plantada em frente uma residência, pois minha vizinha tem um e está a nos causar transtorno. Meu maior medo é as raízes começarem a afetar as fundações das casas, já que ambas são de tijolo.Ela ultrapassou a altura das casas.Por favor me ajudem.Não sei como proceder e a vizinha não quer pagar um para cortar os galhos que estão oferecendo risco.Me ajudem. Obrigada.

  • Telma Nascimento

    O fruto é anticancerígeno …e antioxidante potente ..excelente para pele ..etcc..não é tão tenho em minha casa e amoo, linda arvore além de aliviar o calor que aqui é muito grande , temos um remédio em casa!!!