Jade-vermelha – Mucuna bennettii

A jade-vermelha é uma trepadeira escandente, tropical, vigorosa e de florescimento espetacular. Seu caule é volúvel, ramificado e inicialmente herbáceo, mas gradativamente lignifica, de acordo com a necessidade de suportar a planta. As folhas são trifoliadas, alternas, com folíolos elípticos a ovalados, acuminados, coriáceos e de cor verde brilhante. As inflorescências surgem na primavera e são do tipo rácemo, pendentes, longas e muito vistosas. Elas podem alcançar até um metro de comprimento, com flores que vão se abrindo sucessivamente da base até a ponta. Elas são de cor vermelha brilhante e seu formato lembra o bico de um pássaro. No verão surgem as vagens, pilosas, deiscentes, contendo curiosas sementes que lembram um pequeno hamburguer.

Esta é uma trepadeira muito especial, ainda rara em cultivo, mas que chama muita a atenção durante sua floração. Mesmo sem flores é bastante ornamental, pois a folhagem é densa, vistosa além de produzir uma sombra fresca. Após bem estabelecida, torna-se uma espécie muito rústica. Não precisa de tutoramento e exige pouca manutenção, que consiste em podas para controlar o crescimento. Ideal para valorizar pérgolas, gazebos e caramanchões robustos e grandes, que possam ser apreciados de baixo. Também pode ser plantada ao pé de alguma árvore. De preferência não plantar em vasos, visto que para desenvolver todo seu vigor e beleza, a jade-vermelha, precisa de espaço. Ainda é atrativa para borboletas.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia alta umidade do ar e o calor tropicais. Não tolera o frio invernal ou geadas. Multiplica-se por sementes, que devem ser escarificadas antes do plantio, e também por estaquia e alporquia dos ramos. A germinação ocorre em 30 a 60 dias após a semeadura.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Shirley Vitoria Berlini Codreanschi

    Me apaixonei por ela quando tive a experiencia de conhece-la num formato de Pergolado. Suas cores exóticas me encantam tenho verdadeiro fascinio por elas e minha realização pessoal se completará quando eu conseguir formar mais de 1000 mudas dela e conseguir espalhar por maior numero de lugares possíveis

  • Cleide Silva

    O meu jardim tem como destaque um pergolado , no qual hoje reside uma linda trepadeira jade vermelha , que floresceu duas vezes para a alegria de quem aprecia lindas flores.

  • Luís Gustavo Martins Avarenga

    Tenho um exemplar em frente á minha casa que utiliza uma pitangueira, uma ramanzeira e uma amendoina (3 árvores) como “tutor”. Por ser uma rua principal, já houve colisão no trânsito por causa da exuberância da Jade. já vi duas donas de casa batendo boca (uma jurava que as flores eram artificiais).Ela literalmente para o trânsito.

  • paulo serra

    Após 3 tentativas consegui que minha jade vingasse. Recomendo plantar no inicio do verão e cuidar para que o torrão não se desmanche. Ela já floresceu por dois anos consecutivos, sendo que neste ano ela floresceu em fev/16 as flores já caíram e ela já vai florescer novamente agora no final de abril. Coloco de 3 em 3 meses o adubo forth flores. É uma planta magnífica.

  • Maria Thereza Larangeira Costa

    Tenho dois pés de jade vermelha que adquirir a cerca de dois anos,elas estão plantadas em canteiro rente ao muro, ficam sobre uma pérgola, porém já estou ficando frustrada pois minha jade não floresce.´
    Já ultilizei composto orgânico, farinha de osso, farinha de ovos.
    Moro em Salvador- Bahia.

  • Tenho plantada em um pergolado a jade vermelha que floresceu 3 vezes encantando a todos que a viam, porém que tristeza, moro em Minas Gerais e houve 2 dias de frio intenso, e pasmem, ela secou completamente, sobrando apenas galhos secos e as folhas mortas que caíram todas, dá pena de se ver. Não sei se ela se recupera-rá estou esperando, mas agora acho que demorará anos para voltar a ser como era.

  • LARISSA SOLEDADE

    Plantei uma jade vermelha sob o meu pergolado há mais de um ano, adubo e rego com frequência mas até hoje ela não floresceu.

  • Rosimery Ripke

    Como posso conseguir mudas ou sementes dessa trepadeira? Moro em Porto Velho – RO, e acredito que pelo tipo de clima ela pode adaptar-se muito bem aqui. Podem me ajudar?

  • Oroni

    Gostaria de saber onde consigo munda ou semente ,moro em Brasília e sou louca por uma mas aqui não achei..des já agradeço.