Esqueleto – Ipomoea quamoclit

O esqueleto é uma trepadeira delicada e anual, que chama a atenção pelo vivo vermelho de suas flores. Suas folhas são bem diferentes de outras ipoméias. Elas apresentam a forma de pena, são verde-claras e profundamente lobadas com segmentos afilados. O caule é herbáceo, volúvel, ascendente e ramificado. As flores são pequenas, tubulares, com abertura em forma de estrela de cinco pontas e coloração vermelho escarlate, com anteras brancas. A floração ocorre no verão e outono. Ocorrem ainda variedades de flores róseas (pink) e brancas, raras em cultivo. Os frutos são cápsulas glabras, com grandes sementes marrom-avermelhadas.

Esta bela trepadeira é ótima para estruturas leves, como treliças, grades, arcos e pode ter usos provisórios já que é anual. Seu porte é pequeno, e durante seu ciclo ela pode atingir até 6 metros de comprimento. É uma espécie muito rústica e fácil de cultivar, apropriada para jardineiros iniciantes. Suas flores ainda atraem muitas borboletas e beija-flores. Devido a sua facilidade de propagação, a trepadeira esqueleto é considerada planta daninha em alguma situações.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima subtropical, florescendo mais abundantemente. Não tolerante a geadas. Tolera a estiagem, desde que não seja muito prolongada. Multiplica-se facilmente por sementes plantadas no início da primavera. As sementes germinam em cerca de 4 dias.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Esqueleto – Ipomoea quamoclit

  1. Ela nasceu em um vaso meu, sem ter sido plantada.
    Veio como um lindo presente que está embelezando meu quintal , uma parede perto da piscina que eu tinha uma grade para colocar vasos, ela tomou conta, soberana, linda de viver.

  2. Via sempre essa plantinha pequena num canteiro perto da minha casa com sua flor delicada. Pesquisei aqui no Jardineiro Net e resolvi planta- lá num vaso a partir de uma mudinha que peguei minúscula (antes deixei 4 dias na água). Ela em 1 mês já cresceu 3 vezes o tamanho inicial,e se fico sem aguar as folhinhas delicadas murchar. Estou adorando acompanhar seu crescimento. Obrigada Pela feliz descoberta.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *