Dama-da-noite – Cestrum nocturnum

Compartilhe:

A dama-da-noite é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e muito popular devido ao aroma inebriante de suas flores. Ela apresenta caule ereto e ramificado, com ramos sinuosos, a princípio eretos, mas tornam-se pendentes nas pontas. Seu porte é médio, geralmente 1,5 metros, mas pode atingir até 4 metros de altura. Suas folhas são simples, perenes, ovais a lanceoladas, brilhantes, coriáceas e sustentadas por longos pecíolos. As abundantes inflorescências surgem na primavera e verão, carregando numerosas flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, que exalam um intenso perfume, principalmente à noite. Os frutinhos que se seguem, são bagas, de coloração branca, translúcidos.

A dama-da-noite é uma planta vigorosa e de rápido crescimento, ela é utilizada geralmente isolada, mas fica bem em pequenos grupos. É uma peça indispensável em jardins aromáticos, “dos sentidos” e borboletários. Pode ser conduzida como arvoreta e trepadeira também, através de podas e tutoramento, perfumando assim calçadas, pátios e cobrindo caramanchões, arcos, treliças, entre outros suportes. Para atenuar-lhe o forte perfume, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa.

Não deve ser utilizada próximo a janelas de dormitórios, principalmente em quartos de pessoas sensíveis e crianças. Diz-se que sua pungente fragrância é uma dos mais fortes entre as plantas; algumas pessoas a acham enjoativa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera salinidade, geadas fortes ou frio intenso. Também pode ser plantada em vasos, com adubações e regas mais freqüentes. As podas devem ser efetuadas após a floração principal. Multiplica-se por sementes e estaquia dos ramos semi-lenhosos.

Compartilhe:

Alerta:

Todas as partes da planta são tóxicas e podem provocar vômitos, irritação das mucosas e alucinações, entre outros sintomas. A dama-da-noite é considerada planta invasiva, principalmente em pastagens.

3 comentários sobre “Dama-da-noite – Cestrum nocturnum
  1. Rita de Cássia Andrade Pordeus disse:

    Muito cheirosa

    Minha experiência não é tão boa. Estamos com a labirintite atacata, enjôo, dor de cabeça. Ela é insuportavelmente cheirosa. … e olha que é plantada na casa da vizinha. ..
  2. Monica Eira disse:
    Adoro este arbust. Como seu perfume é relativamente forte e adocicado, é importante que não seja plantada muito proxima de casa. Assim sendo, seu perfume deixará todo o ambiente ao redor com uma deliciosa e suave fragância.Além disso é uma planta de fácil manutenção, podendo inclusive ser podada de forma a ser limitado o seu crescimento.
  3. cleusa helena machado disse:

    um natal triste.

    Amo essa planta ,dama da noite ,é minha favorita ,mas não tive muita sorte.um dia saí pra comprar uma outra flor que cheirava de noite ,pois havia perdido minha mãe ,queria plantar uma planta que dava flor ,em homenagem minha mãe. Aplanta cresceu ,ficou muito linda ,dava flores o ano todo ,mas infelizmente no último natal ,alguém colocou fogo na minha dama da noite ,até hoje não recuperei a minha alegria ,tentei achar outra ,mas ta sendo difícil.

Conte-nos sobre sua experiência com esta espécie

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Publicado em Diretório de Plantas

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.