Beijo-turco – Impatiens walleriana

O beijo-turco é uma planta herbácea de folhas macias, caule suculento e verde com floração abundante o ano todo. Apresenta folhas pecioladas, lanceoladas, com margens serrilhadas e de disposição alternada em sua maioria, com exceção das folhas do topo, que são opostas. As flores tem cinco pétalas cada e são providas de um esporão muito delgado e, dependendo da variedade, se exibem em cores sólidas ou belos degradeés e mesclas de branco, laranja, salmão, rosa, vermelho e vinho. Forma frutinhos do tipo cápsula, glabros, verdes, fusiformes, de casca suculenta e ocos. Quando maduros, explodem ao leve toque, lançando longe numerosas sementes e enroscando-se sobre si mesmo, elasticamente. Este comportamente é botanicamente conhecido como deiscência explosiva.

Muito fácil de cultivar, não exige cuidados especiais. É ideal para a composição de maciços e bordaduras em locais semi-sombredos. Também pode ser plantado em vasos, floreiras e cestas pendentes. É uma planta excelente para cultivar com as crianças. De crescimento rápido, gosta de umidade e prefere o calor. Adaptou-se tão bem ao Brasil que surge espontaneamente em jardins urbanos e matas naturais, até mesmo em forquilhas de árvores, sendo considerada erva daninha em determinadas situações.

Com o tempo perde a beleza, tornando-se alta e sem folhas na base, portanto é tratada como bienal e anual, devendo ser replantada. Deve ser cultivada em solo drenável, rico em matéria orgânica e com regas freqüentes, a pleno sol ou a meia-sombra. Não tolera o frio invernal, mas em climas temperados pode ser conduzida como anual, sendo semeada no início da primavera. Multiplica-se por sementes e estaquia.

Categorias: Diretório de Plantas

Alerta:

Dispersa-se rapidamente no ambiente, podendo tornar-se invasiva. Em matas, provoca o sombreamento das plântulas de árvores nativas, retardando seu crescimento.

Receba o Jardineiro.net no seu e-mail!
Ajude este site. Vote!
Eventos
  • 5ª Exposição Nacional de Orquídeas de Presidente Venceslau

    A Associação dos Orquidófilos de Presidente Venceslau – AOPV, iniciou os trabalhos de preparação para a realização da 5ª Exposição Nacional de Orquídeas de Presidente Venceslau, evento que ganhou tradição…Leia mais ›
  • 1ª Exposição de Orquídeas de Arenápolis

    Primeira Exposição de Orquídeas de Arenápolis, no Mato Grosso. Uma realização da Associação Arenapolitana de Orquidófilos. Quando: Dias 12 e 13 de Abril de 2014 Exposição e Vendas à partir…Leia mais ›