Amor-agarradinho – Antigonon leptopus

O amor-agarradinho tem efeito surpreendente, suas flores delicadas em formato de coração criam uma atmosfera romântica e atraem muitas abelhas. As inflorescências são compostas de muitas flores rosas ou brancas, dependendo da variedade, e se formam durante a primavera e o verão. É semilenhosa, mas não muito vigorosa, portanto se adapta a qualquer tipo de suporte, desde arcos, cercas até caramanchões. As folhas fecham bem a estrutura fornecendo sombra durante todas as estações.

Devem ser cultivados a pleno sol em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. As adubações periódicas estimulam uma floração intensa. Multiplica-se por sementes, estaquia e alporquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Anderson Soares dos Santos

    Esqueçam a estaquia e alporquia, essa planta é extremamente sensível inclusive a transplantes perfeitos.

    Tive sucesso com sementes que germinaram depois de 1 mês. Uma vez germinada e crescida é muito complicado para controlar, então é bom ser plantado em vasos já que ela produz tubérculos.

    Meu vizinho acha que capinando o terreno conseguirá matar a planta mas duas semanas depois o terreno está completamente verde.

    A planta atrai muitas abelhas e borboletas e cobre densamente as áreas. Estou usando o amor-agarradinho para cobrir e proteger as paredes da casa do Sol.

    Uma pena é não produzir frutos, mas há quem diga que suas “batatas” são comestíveis.