Passo a passo: Pintura Provençal em Vaso de Cerâmica

Compartilhe:

tutorial_pintura_provencal2Que tal dar uma roupagem nova para os clássicos vasinhos de barro? Veja neste artigo o passo a passo sobre como pintar estes vasinhos, com uma técnica simples e econômica. Os vasos de cerâmica, terracota ou barro, como também são chamados, são naturalmente bonitos e tem preço bastante acessível. Além disso, eles são ideais para o cultivo de muitas espécies, pois por isolarem o calor, permanecem frescos, evitando o aquecimento excessivo do substrato e das raízes, muito comum em vasos de plástico.

Novos ou envelhecidos ele são charmosos e emprestam um visual rústico, clássico ou sofisticado, dependendo do formato e de como são utilizados e decorados. Há quem goste deles sem acabamento algum e aprecie os sinais do tempo, como a formação de limo e manchas brancas na superfície. Mas mudar o visual deles com uma pintura alegre, pode trazer nova vida aos espaços.

Antes da pintura é importante impermeabilizá-los com neutrol, goma laca ou resina própria para telhas e tijolos. O neutrol, se for utilizado, deve ser aplicado somente na parte interna do vaso. A resina ou a goma laca devem ser aplicados como um “primer” antes da pintura, sobre a superfície externa. Eles vão selar o vaso, eliminando a porosidade da superfície, e fazendo com que a sua pintura dure muito mais tempo. Neste tutorial você vai aprender um efeito de pátina com um tom azul sobre a cerâmica, que lhe dá um visual charmoso, envelhecido, com um ar provençal.

Material:

  • Vasos de cerâmica
  • Resina impermeabilizante para telhas e tijolos
  • Tinta acrílica nas cores “branco de titânio” e “azul turquesa”
  • Betume da judéia
  • Aguarrás
  • Pincéis
  • Folhas de papel para forrar a bancada
  • Luvas finas de látex
  • Pano de algodão

Vamos ao Passo a passo:

Compartilhe:
Raquel Patro

Raquel Patro é editora do site Jardineiro.net e uma pessoa totalmente fascinada pela natureza, principalmente por plantas e jardins. Criou o site Jardineiro.net para disseminar sua paixão, contagiando novos adeptos e entusiasmando os antigos.

Publicado em Arte Floral, Cores, Jardinagem

Comentários

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.