Perene

Episcia_cupreata

Planta-tapete – Episcia cupreata

A planta-tapete é uma espécie herbácea, trepadeira e estolonífera, nativa de florestas tropicais da América do Sul e difundida entre jardineiros e colecionadores de todo o mundo, por seu fácil

hyacinthus_orientalis

Jacinto – Hyacinthus orientalis

O jacinto é uma planta bulbosa e herbácea com uma belíssima floração na primavera. Seus bulbos são tunicados, podendo ser esbranquiçados ou arroxeados de acordo com a variedade. As folhas s…

heliconia_rostrata

Helicônia – Heliconia rostrata

Planta tropical por excelência, esta espécie de helicônia, é a que produz as inflorescências mais espetaculares e ornamentais. Estas inflorescências são sempre pendentes, com o comprimento q…

gypsophila_paniculata

Mosquitinho – Gypsophila paniculata

Delicadas e numerosas florzinhas brancas é a característica principal do mosquitinho. Da família dos cravos, esta planta é muito utilizada como flor de corte, embelezando buquês de rosas e d…

cornus-florida

Cornos – Cornus florida

O cornos é uma árvore monóica, decídua, de pequeno porte e beleza singular, seja pela sua florada abundante, seja pela variação sazonal nas cores das folhas. Ela é nativa do

cuphea_gracilis

Cuféia – Cuphea gracilis

A cuféia é uma planta muito apreciada por florescer o ano todo e exigir pouca manutenção. Sua folhagem é delicada, porém rija e composta de ramificações com folhas bem pequenas. As flores …

sapota-preta

Sapota-preta – Diospyros nigra

A sapota-preta é uma árvore frutífera, perenifólia, originária da América Central e México e cultivada principalmente nas Américas, por seus frutos saborosos. Ela pertence ao mesmo gênero do Caqui (Dyospiros

cortaderia_selloana

Capim-dos-pampas – Cortaderia selloana

O capim-dos-pampas é gigante, chegando a 2,5 metros de altura. Suas inflorescências se parecem com grandes plumas e podem ser de coloração branca, amarelada ou arroxeada, formadas principalmen…

commelina_erecta

Trapoeraba – Commelina erecta

A trapoeraba é uma herbácea florífera originária dos trópicos, mas que possui grande capacidade de adaptação e hoje em dia pode-se vê-la em climas subtropicais e temperados. Ela apresenta …

carica_papaya

Mamão – Carica papaya

O mamoeiro é uma árvore de caule semi-herbáceo, oco, cilíndrico e simples. No topo da árvore não vemos ramos, apenas folhas grandes, digitilobadas, com nervuras amarelas, sustentadas por lon…

callistemon_sp

Escova-de-garrafa – Callistemon spp

Escova-de-garrafa é o nome popular das plantas do gênero Callistemon. Este gênero possui 34 espécies catalogadas, sendo que a grande maioria delas é originária da Austrália. As es…

bambusa_gracilis

Bambuzinho-de-jardim – Bambusa textilis gracilis

De cor e textura espetacular, o bambuzinho só acrescenta vida aos nossos jardins. De folhagem fina e coloração amarelo-limão, vai muito bem em renques e muros, não podendo faltar no jardim ja…

budleia_dark

Budléia – Buddleja davidii

A budléia é uma planta arbustiva, de textura lenhosa, hermafrodita e bastante florífera, difundida principalmente em países com clima mais temperado ou subtropical. Seus ramos são quadrangulares, arqueados, recobertos de

aptenia_cordifolia

Rosinha-de-sol – Aptenia cordifolia

A rosinha-de-sol é uma planta rasteira e muito vistosa. Suas folhas são ovais, glabras, brilhantes, de coloração verde-clara e suculentas. Os ramos apresentam a mesma cor das folhas. As flores…

salvia-officinalis

Sálvia – Salvia officinalis

A sálvia é uma planta subarbustiva, de folhas muito aromáticas, nativa da região do mediterrâneo e conhecida desde a antiguidade por suas propriedades como planta condimentar, medicinal e ornamental. Apresenta

Liquidambar em cores outonais. Foto de Jorge Franganillo

Liquidâmbar – Liquidambar styraciflua

O liquidâmbar é uma árvore monóica, decídua e muito ornamental, nativa dos Estados Unidos e de regiões montanhosas do México e América Central. O nome liquidâmbar se refere à seiva

syagrus_romanzoffiana

Jerivá – Syagrus romanzoffiana

O jerivá é uma palmeira de elevado valor ecológico e ornamental, sendo utilizada largamente tanto em projetos paisagísticos quanto na recuperação de áreas degradadas…

Serissa_foetida

Serissa – Serissa foetida

A serissa é um pequeno arbusto, de folhas perenes e abundante floração. É muito ramificada e de crescimento compacto, sendo ideal para a formação de bonsai…

thunbergia_mysorensis

Sapatinho-de-judia – Thunbergia mysorensis

O sapatinho-de-judia é uma trepadeira com inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado. Sua folhagem é bastante ornamental também, dest…

Camedórea-bambu - Chamaedorea seifrizii

Camedórea-bambu – Chamaedorea seifrizii

A camedórea-bambu é uma palmeira entouceirada, dióica, largamente utilizada para adornar interiores e áreas semi-sombreadas no jardim. Ela é nativa da América Central e do México, de florestas tropicais úmidas,

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Siga o painel Jardineiro.net de Raquel no Pinterest.