Perene

gazania_rigens

Gazânia – Gazania rigens

Excelente para bordaduras e maciços a gazânia é uma planta bastante rústica e campestre. Sua folhagem é verde na superfície e cinza na face inferior. Apresenta muitas variedades , com difere…

gaillardia_x_grandiflora

Gailárdia – Gaillardia x grandiflora

Da mesma família das margaridas e dos girassóis, as gailárdias são muito populares nos Estados Unidos. Ocorrem cerca de 24 espécies diferentes de Gaillardia, que cruzadas entre si,…

dicentra_spectabilis

Coração-sangrento – Dicentra spectabilis

O coração-sangrento é uma planta perene, ramificada desde a base, com ramos eretos, de textura herbácea e altura de cerca de 50 cm. Apresenta rizoma carnoso e horizontal, de onde emite os ramo…

7007483786_024beb37e3_z(1)

Kiri-japonês – Paulownia tomentosa

O kiri-japonês é uma árvore decídua, pioneira, de sombra farta e florescimento ornamental. Ela é originária da China, Coréia e Japão e se difundiu pelo mundo pelas suas qualidades paisagísticas.

dianthus_chinensis

Cravina – Dianthus chinensis

Vedete dos jardins sulinos, a cravina é uma miniatura de cravo. Suas flores são solitárias, simples e de coloração branca, rosa ou vermelha, com tonalidades e mesclas destas cores. Apresenta …

averrhoa_carambola

Carambola – Averrhoa carambola

A caramboleira é uma árvoreta ornamental e frutífera, que dá origem a carambola, uma fruta tropical de aparência e sabor exótico, muito apreciada no mundo todo. Ela apresenta folhas imparipi…

rosmarinus_officinalis

Alecrim – Rosmarinus officinalis

O alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Seu nome científico Rosmarinus significa em latim “orvalho que vem do mar”, essa denomi…

Foto de Eric Barbier

Cacto-rabo-de-rato – Disocactus flagelliformis

O cacto-rabo-de-rato é uma espécie suculenta, muito ornamental e florífera, que em seu habitat comporta-se como epífita ou rupícola. Ele é originário do México e atualmente é um dos cactos

rosa_x_grandiflora

Rosa – Rosa x grandiflora

A rosa é a principal flor de corte comercial no mundo. Musa inspiradora de todas as artes, desde a pintura até a poesia, a rosa possui muitos significados em nossa cultura. Arbustiva e muito exi…

aster_tradescantii

Áster-arbustiva – Symphyotrichum tradescantii

De aspecto delicado e charmoso, a áster-arbustiva é uma planta muito florífera. Ela apresenta ramagem bastante ramificada e folhas filiformes e pequenas, de coloração verde-escura. Os ramos v…

zingiber_spectabile

Gengibre-magnífico – Zingiber spectabile

O gengibre-magnífico ou sorvetão é uma planta herbácea tipicamente tropical que pode ser encontrada crescendo naturalmente nas florestas ao sul da Tailândia. Suas hastes surgem ao longo do fo…

figueira-lira

Figueira-lira – Ficus lyrata

A figueira-lira é uma árvore perenifólia, tropical, nativa do oeste da África, e cultivada no mundo inteiro por suas qualidades como ornamental. Popularizou-se recentemente seu uso na decoração de interiores,

yucca_filamentosa

Iuca-mansa – Yucca filamentosa

A Iuca-mansa é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa, desprovida de caule e largamente utilizada no paisagismo, devido à sua beleza e rusticidade. Ela apresenta folhas verde-azuladas, lo…

veronica_spicata

Verônica – Veronica spicata

A verônica é uma planta florífera perene, de caule lenhoso e subterrâneo e ramos herbáceos, pilosos, eretos e com cerca de 50 cm de altura. Apresenta folhas opostas, verdes, ovais a lanceolad…

tibouchina_mutabilis

Manacá-da-serra – Tibouchina mutabilis

O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingi…

Montana_bipinnatifida-flower-yercaud-salem-India

Margarida-de-árvore – Montanoa bipinnatifida

A margarida-de-árvore é um arbusto ou arvoreta florífero e bastante ornamental, originária do México e difundida em países de clima tropical, embora seja ainda pouco cultivada. Seu caule é ramificado,

thunbergia_erecta

Tumbérgia-arbustiva – Thunbergia erecta

A tumbérgia-arbustiva é uma planta ereta como o próprio nome diz. Ela apresenta folhas pequenas, opostas, verde-escuras e ovaladas. O caule é de textura lenhosa, marrom acinzentado e muito ram…

tecoma_stans

Ipê-de-jardim – Tecoma stans

O ipê-de-jardim é uma arvoreta bastante ramificada, que pode alcançar 4 a 6 metros de altura. Ele apresenta folhas compostas por folíolos ovais-lanceolados, sub-sésseis e de bordas serrilhada…

rhipsalis_baccifera

Ripsális – Rhipsalis baccifera

Habitualmente observado em árvores antigas, inclusive nas grandes cidades, o ripsális é um cacto diferente. Exige cuidados parecidos com os das outras plantas epífitas. Verdinho, ele é uma ó…

polianthes_tuberosa

Angélica – Polianthes tuberosa

A angélica é uma planta bulbosa de flores brancas e perfumadas que simboliza a pureza. Suas folhas são longas, estreitas e de cor verde, formando moitas semelhantes a capim. O florescimento oco…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Siga o painel Jardineiro.net de Raquel no Pinterest.