Perene

bambu_barriga_buda_bambusa_ventricosa

Bambu-barriga-de-buda – Bambusa ventricosa

O bambu-barriga-de-buda é uma planta rizomatosa, entouceirada e de hastes e folhagem ornamental. Seu uso ainda é restrito, mas vem se popularizando nos últimos anos como planta de dupla função:

eucharis_x_grandiflora

Lírio-do-amazonas – Eucharis grandiflora

O lírio-do-amazonas é uma planta herbácea, florífera e bulbosa, originária da floresta amazônica. Suas folhas são grandes, ovaladas, verde-escuras, pecioladas, brilhantes e coriáceas. A in…

cocos_nucifera

Coco – Cocos nucifera

As origens do coqueiro são controvérsias, há indícios de que ele surgiu na Ásia, Oceania ou África. O fato é que devido à baixa densidade de suas sementes, o coco se espalhou através de c…

chaenomeles_speciosa

Marmelinho-ornamental – Chaenomeles speciosa

O marmelinho-oriental é um arbusto decíduo, que passa os meses quentes despercebido, mas que no outono perde todas as suas folhas e inicia um bela e abundante floração, que se estende por todo…

flor_morcego_tacca_chantrieri

Flor-morcego – Tacca chantrieri

A flor-morcego é uma planta tropical, herbácea, hermafrodita e acaule, conhecida por suas flores exóticas e ornamentais. Apesar de ser chamada também de “orquídea-morcego”, esta espécie exótica não tem parentesco

chamaecyparis_pisifera_filifera-aurea

Tuia-macarrão – Chamaecyparis pisifera filifera-aurea

A tuia-macarrão tem o porte de arvoreta ou arbusto. Seus ramos são ramificados, alongados e dourados quando novos, de efeito surpreendente. Por este motivo difere bastante dos outros ciprestes, e seu uso no…

ocimum_basilicum

Manjericão – Ocimum basilicum

O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, send…

ipomoea_horsfalliae

Ipoméia-rubra – Ipomoea horsfalliae

A ipoméia-rubra é uma trepadeira semi-lenhosa e volúvel, de crescimento moderado. Ela apresenta folhas perenes, palmadas, com cinco a sete folíolos verde-escuros e brilhantes. Os botões flora…

cupressus_macrocarpa

Cipreste-de-monterei – Cupressus macrocarpa

Cipreste de coloração verde amarelada e folhagem muito aromática que lembra limão. Tem forma cônica e compacta, contudo não se presta à topiaria e às cercas vivas, por não tolerar podas. …

orgulho_madeira

Orgulho-da-madeira – Echium candicans

O orgulho-da-madeira é uma planta arbustíva, semi-lenhosa e florífera, nativa da Ilha da Madeira, no complexo de ilhas da Macaronésia, e conhecida em diversas regiões do mundo por suas qualidades

chamelaucium_uncinatum

Flor-de-cera-de-geraldton – Chamelaucium uncinatum

A flor-de-cera-de-geraldton é um arbusto ereto e florífero, nativo da costa oeste da Austrália. O nome curioso advém do aspecto do centro da flor, que lembra uma vela, com um fundo ceroso e um pavio…

pistia_stratiotes

Alface-d’água – Pistia stratiotes

Planta aquática muito rústica e pouco exigente. Muitas vezes torna-se até uma planta daninha, devido à sua rápida multiplicação. No paisagismo é utilizada em aquários, fontes, lagos e esp…

afelandra_coral

Afelandra-coral – Aphelandra sinclairiana

A afelandra-coral é uma planta arbustiva e florífera, nativa da América Central e conhecida pela sua venerável beleza tropical. Apresenta folhagem densa, com folhas grandes, brilhantes, ovais, de cor verde

lithops_sp

Lithops – Lithops sp

As plantas do gênero Lithops são pequenas e curiosas suculentas com aspecto de pedras, que têm o intuito de se camuflar no meio-ambiente. Por este motivo seu nome botânico é constit…

chorisia_speciosa

Paineira-rosa – Ceiba speciosa

A paineira-rosa é uma árvore bastante popular, e isto se deve principalmente à sua beleza extraordinária e seu curioso fruto. O tronco é cinzento-esverdeado e recoberto de acúleos grandes e …

1822093790_7ac2e15c37_o

Canudo-de-pito – Senna bicapsularis

O Canudo-de-pito é um arbusto ou arvoreta florífero, decíduo e tropical, nativo da América do Sul. Apresenta porte pequeno e copa arredondada e aberta, muitas vezes  com ramagem escandente e

couroupita_guianensis

Abricó-de-macaco – Couroupita guianensis

O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica. Apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do…

populus_nigra

Álamo – Populus nigra

O álamo é uma árvore decídua, de porte médio a grande, que chega a alcançar 30 metros de altura. É uma espécie de talhe elegante, com tronco ereto e copa mais ou menos densa, de forma oval…

plumbago_auriculata

Bela-emília – Plumbago auriculata

Planta muito versátil e rústica, a bela-emília é largamente utilizada no paisagismo. Arbustiva e muito ramificada presta-se para cercas-vivas e pode ser tutorada como trepadeira. Suas flores s…

rodriguezia

Véu-de-noiva – Rodriguezia venusta

A orquídea véu-de-noiva é uma espécie epífita, de crescimento simpodial e que surpreende colecionadores e aficionados do mundo todopor sua flor ação espetacular e abundante. Seu porte é pequeno, não

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã