Perene

aptenia_cordifolia

Rosinha-de-sol – Aptenia cordifolia

A rosinha-de-sol é uma planta rasteira e muito vistosa. Suas folhas são ovais, glabras, brilhantes, de coloração verde-clara e suculentas. Os ramos apresentam a mesma cor das folhas. As flores…

salvia-officinalis

Sálvia – Salvia officinalis

A sálvia é uma planta subarbustiva, de folhas muito aromáticas, nativa da região do mediterrâneo e conhecida desde a antiguidade por suas propriedades como planta condimentar, medicinal e ornamental. Apresenta

Liquidambar em cores outonais. Foto de Jorge Franganillo

Liquidâmbar – Liquidambar styraciflua

O liquidâmbar é uma árvore monóica, decídua e muito ornamental, nativa dos Estados Unidos e de regiões montanhosas do México e América Central. O nome liquidâmbar se refere à seiva

syagrus_romanzoffiana

Jerivá – Syagrus romanzoffiana

O jerivá é uma palmeira de elevado valor ecológico e ornamental, sendo utilizada largamente tanto em projetos paisagísticos quanto na recuperação de áreas degradadas…

Serissa_foetida

Serissa – Serissa foetida

A serissa é um pequeno arbusto, de folhas perenes e abundante floração. É muito ramificada e de crescimento compacto, sendo ideal para a formação de bonsai…

thunbergia_mysorensis

Sapatinho-de-judia – Thunbergia mysorensis

O sapatinho-de-judia é uma trepadeira com inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado. Sua folhagem é bastante ornamental também, dest…

Camedórea-bambu - Chamaedorea seifrizii

Camedórea-bambu – Chamaedorea seifrizii

A camedórea-bambu é uma palmeira entouceirada, dióica, largamente utilizada para adornar interiores e áreas semi-sombreadas no jardim. Ela é nativa da América Central e do México, de florestas tropicais úmidas,

hawortia

Haworthia cooperi

A Haworthia cooperi é uma planta herbácea, suculenta e acaule, originária da província do Cabo Oriental na África do Sul. Ela cresce em aglomerados de rosetas densas, com folhas carnudas,

ficus_benjamina

Ficus – Ficus benjamina

O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado e em con…

euphorbia_fulgens

Chiquita-bacana – Euphorbia fulgens

A chiquita-bacana é um planta bastante rústica, porém não muito difundida. Suas folhas são escuras, em formato de lança. Sua ramagem não é compacta. As flores despontam nas extremidades do…

eranthemum_pulchellum

Camarão-azul – Eranthemum pulchellum

O camarão-azul é uma planta arbustiva originária da Índia, de abundantes florzinhas azuis. Sua ramagem é muito ornamental, ramificada e densa e suas folhas são ovaladas, de coloração verd…

farfugium_japonicum

Gorro-de-vasco – Farfugium japonicum

O gorro-de-vasco é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem e florescimento ornamentais e pertencente à mesma família das margaridas. Ela é natural de regiões costeiras e ao longo de rios

dypsis_lutescens

Palmeira-areca – Dypsis lutescens

A palmeira-areca é umas das palmeiras mais populares do mundo, tanto no jardim quanto na decoração de interiores. De estipes múltiplos, chega a ser muito entouceirada. Os estipes são elegante…

estragao_artemisia

Estragão – Artemisia dracunculus

O estragão é uma planta herbácea, perene e condimentar que, juntamente com o cerefólio, a salsa lisa e a ciboulete compoe as “ervas finas”, uma mistura de ervas que caracteriza

cyperus_alternifolius

Sombrinha-chinesa – Cyperus alternifolius

O Cyperus alternifolius ganhou o nome de sombrinha-chinesa devido à forma que tomam suas folhas. Esta planta possui as hastes finas e resistentes e proporciona um belo efeito ornamental….

cymbopogon_winterianus

Citronela – Cymbopogon winterianus

A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de co…

crinum_x_powellii

Crino – Crinum x powellii

Florescendo quase todo ano, o crino pode ter flores brancas e róseas. As flores são como açucenas e as folhas são largas e suculentas. Perfeito para a formação de maciços a pleno sol, o cr…

arenga_pinnata

Arenga – Arenga pinnata

A arenga é uma palmeira monóica, bastante ornamental e útil, originária da Malásia. Ela é largamente cultivada no sudeste asiático por ser uma importante fonte de açúcar e fibras. Apresenta

cattleya_sp

Catléia – Cattleya spp

As Catléias estão entre as mais bonitas e populares orquídeas, sendo por este, entre outros motivos, as preferidas para a produção de híbridos comerciais da moda, normalmente com orquídeas…

Acacia_seyal

Acácia-pompom – Vachellia seyal

A acácia-pompom é uma árvore ou arvoreta, decídua, ornamental, nativa da savana africana e popularizada pelo renomado paisagista Burle Marx. Ela apresenta uma copa esparsa, em forma de “guarda-chuva”, com

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Siga o painel Jardineiro.net de Raquel no Pinterest.