Violeta-pendente – Achimenes grandiflora

A violeta-pendente é uma herbácea florífera e rizomatosa. As folhas são pequenas, ovaladas, de bordos denteados, nervuras bem marcadas e podem ser verdes ou verde-bronzeadas. As folhas e os ramos avermelhados são pubescentes, conferindo-lhes uma textura aveludada. No verão, apresenta numerosas flores tubulares ou em forma de trompete, de tonalidades entre o branco, o amarelo, o rosa, o vermelho, o violeta e o azul.

A violeta-pendente é uma bela e volumosa florífera para plantarmos em grandes cestas suspensas e floreiras. Também é uma planta excelente para cultivar em varandas, visto que aprecia o sol da manhã ou da tardinha, não tolerando apenas o sol forte do meio-dia. Adapta-se a uma variedade de climas, desde o equatorial até o subtropical, resistindo a períodos de frio.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em substrato arenoso, fértil e bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. No outono devemos reduzir as regas até que entre em dormência, quando perde a folhagem, e neste período deve-se suspender as regas até o início da primavera. Durante o repouso vegetativo podemos colher os rizomas para plantarmos posteriormente ou deixá-los enterrados, desde que permaneçam secos. Multiplica-se por sementes e principalmente através da divisão do rizoma durante o inverno.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Violeta-pendente – Achimenes grandiflora

  1. Ganhei algumas mudas e sumiram do vaso,pensei que tinham morrido,agora vi que brotaram e tem uma flor lilás.Postei em um grupo de ID,foi assim que descobri o nome e que ela perde folhas e entra em dormência.

  2. Ganhei uma achimenes (5 rizomas todos da mesma planta levou 8 meses desde o plantio até a floração. Vejo que agora estão entrando em dormência.
    Apergunta é : estão perdendo as folhas e caule perde também? Posso retirar alguns para fazer mudas?

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.