Tabaco-ornamental – Nicotiana alata

 Nicotiana alata, Tabaco-jasmim, Nicoteana

Foto: Scott Zona

O tabaco-ornamental é uma planta herbácea, perene e muito florífera. Suas folhas basais são espatuladas, verdes e apresentam pecíolos alados. As folhas superiores são pequenas e sésseis. Floresce em profusão na primavera e verão. As flores são em forma de trompete e pentâmeras, lembrando pequenas estrelas. Elas são delicadas e liberam um delicioso perfume de jasmim à tardinha e à noite. Elas ainda tem o grande poder de atrair lindas borboletas e beija-flores. A cor típica é branca, mas atualmente há diversas cultivares de cor verde-limão, rosa, salmão, vermelho e roxo.

Esta florífera delicada é interessante em maciços e bordaduras em jardins semi-sombreados. Locais em que muitas vezes outras plantas não floresceriam. Em jardins de estilo country inglês, se obtém excelentes efeitos quando misturada com outras espécies. Também vai muito bem acrescentando volume em jardins de rosas. Pode ainda ser plantada em vasos e jardineiras, adornando pátios e varandas. A variedade de flores brancas ‘Grandiflora’ é muito perfumada e a escolha perfeita para jardins que serão admirados à noite, pois suas flores brilham em noites enluaradas. O tabaco-ornamental é uma planta nativa, rústica e versátil, que poderia ser melhor explorada no paisagismo brasileiro, a exemplo do que é nos Estados Unidos. Lá, já foram desenvolvidas muitas variedades e híbridos, com mais ou menos perfume e de cores e portes diversos.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Prefere à meia-sombra ou sombra filtrada, em local fresco. Em locais de clima temperado é conduzida com anual, pois não resiste ao frio invernal. O beliscamento da ponteira de planta, propicia o crescimento lateral, deixando-a com aspecto mais cheio. É bom remover as flores velhas, estimulando assim uma nova floração. Multiplica-se por sementes, estacas e divisão das touceiras. É comum encontrarmos pequenas mudas em torno da planta mãe, resultado da queda natural das sementes no solo.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Assim como outras plantas do mesmo gênero, o tabaco-ornamental é considerada uma planta tóxica, por encerrar nicotina em suas folhas. Mantenha fora do alcance de filhotes de animais domésticos e crianças pequenas. Manuseie com cuidado. Use luvas.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.