Sibipiruna – Caesalpinia peltophoroides

A sibipiruna é uma árvore semidecídua, de rápido crescimento e florescimento ornamental. Nativa da mata atlântica, ela é uma espécie pioneira ou secundária inicial, ou seja é uma das primeiras espécies a surgir em uma área degradada. Seu porte é alto, podendo atingir de 8 a 25 m de altura. O tronco é cinzento e se torna escamoso com o tempo, seu diâmetro é de 30 a 40 cm. A copa é arredondada, ampla, com cerca de 15 m de diâmetro. Suas folhas são compostas, bipinadas, com folíolos elípticos e verdes. No inverno ocorre uma queda quase total das folhas, que voltam a brotar na primavera.

A floração ocorre de setembro a novembro, despontando inflorescências eretas e cônicas, do tipo espiga e com numerosas flores amarelas que abrem gradativamente da base em direção ao ápice. Os frutos que se seguem são do tipo legume, achatados, pretos quando maduros e contêm cerca de 3 a 5 sementes beges, também achatadas, em forma de gota ou elípticas. A dispersão ocorre pela ação do vento.

De excelente efeito paisagístico, a sibipiruna fornece uma sombra fresca e floração exuberante. Apesar do porte grande e desenvolvimento rápido, ela é comportada e não produz raízes agressivas, desta forma é boa opção para arborização urbana, na ornamentação de vias públicas, praças e até mesmo em calçamentos. Por suas características ecológicas e facilidade de germinação a sibipiruna também é uma espécie de eleição para reflorestamentos. Devido às semelhanças físicas é por vezes confundida com o pau-ferro e com o pau-brasil.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em qualquer tipo de solo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio. É uma espécie longeva, se comparada a outras espécies pioneiras. Se bem cuidada e em ambiente propício pode chegar aos 100 anos. Multiplica-se facilmente por sementes. As mudas destinadas para arborização urbana devem ser plantadas em covas bem preparadas e quando já estiverem bem desenvolvidas.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Sibipiruna – Caesalpinia peltophoroides

  1. Parabéns pela explicação. Fui pesquisar sobre a árvore pau brasil, pois não conheço esta árvore pessoalmente, e realmente olhando pela tela do computador, a sibipiruna é muito parecida como o pau brasil (quando a sibipiruna está sem as flores). Saudades dos primeiros prefeitos da cidade de Paulinia que plantavam a Sibipiruna. Atualmente os últimos prefeitos da cidade só plantaram palmeira (s) imperial.

  2. a sibipiruna na minha cidade de Nova Friburgo, nas montanhas do Estado do Rio de Janeiro, anuncia, com seus pequenos candelabros amarelos e marrons (nesta cor quando vai envelhecendo)a chegada da primavera!!! A passarada se diverte comendo pólen – que é ótimo para a garganta e por isso, aqui, eles cantam tão bem. O nosso Rio São João das Bengalas tem toda uma ala de sibipirunas – estão lindas neste momento.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *