Rabanete – Raphanus sativus

O rabanete é uma hortaliça anual de raiz, cultivada desde à antigüidade e consumida no mundo todo por seu sabor adocicado, refrescante e picante. Ele pertence à família Brassicaceae, a mesma da couve, do nabo, da mostarda e do agrião. Inúmeras variedades de rabanete estão disponíveis, selecionadas principalmente por suas características e por época de plantio. Assim, há variedades próprias para plantar no verão, primavera, inverno ou outono. Da mesma forma, há grande variação no tamanho, na forma e nas cores das raízes, que na maioria das vezes são alongadas ou esféricas e de cor branca ou vermelha, incluindo mesclas. Há também variedades próprias para a produção de sementes, que podem ser utilizadas como tempero ou na extração de óleo.

Se não for colhido, o rabanete produzirá pequenas flores brancas ou arroxeadas, masculinas e femininas, que quando polinizadas de forma cruzada (entre plantas diferentes) por abelhas, originarão frutos do tipo síliqua, deiscentes. Os frutos contêm pequenas sementes, de cor marrom, que podem conservar seu poder germinativo por até 10 anos.

O rabanete é uma planta muito fácil de cultivar e de ciclo rápido. Ele é indicado para qualquer tipo de horta, onde pode ser consorciado com outras hortaliças mais exigentes, nas entrelinhas. Por estas características, o rabanete é interessante para ensinar as crianças a plantarem e apreciarem as hortas, a natureza e os alimentos naturais. Os pequenos não têm a mesma paciência que os adultos, mas com os rabanetes o sucesso é praticamente garantido. O rabanete pode ser consumido cru, levemente cozido, ou em conservas. Acrescentando cor, crocância e frescor em saladas diversas.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, neutro, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se facilmente por sementes. A semeadura deve ser realizada diretamente no local definitivo, em canteiros destorroados e elevados por pelo menos 15 cm, para o rápido desenvolvimento das raízes. As sementes germinam em 4 a 10 dias e os rabanetes podem ser colhidos em cerca de 33 dias. Não realizar a colheita tardiamente sob pena de ter apenas rabanetes fibrosos e secos.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *