Plátano – Platanus x hispanica

 Platanus x hispanica, Plátano-comum, Plátano-de-sombra, Plátano-europeu, Plátano-de-londres, Plátano-híbrido

Foto: Feng Zhong

O plátano é uma árvore decídua, monóica, frondosa e muito ornamental, largamente utilizada em regiões de clima subtropical e temperado, na arborização urbana. Essa variedade, muito cultivada nas cidades serranas da região sul e sudeste do Brasil, é originária do cruzamento entre as espécies Platanus ocidentalis e P. orientalis. Ela apresenta crescimento rápido e pode atingir 40 metros de altura e 3 metros de diâmetro. A casca do seu tronco é fina e descamante, o que lhe confere um belo aspecto manchado, com diferentes tons de branco, cinza, castanho e verde. Seu tronco é geralmente único e a ramagem pode ser bastante esparsa ou ereta, de acordo com a cultivar. A copa formada é ampla e arredondada. As folhas são grandes e lobadas, de cor verde-clara e tomentosas, logo que surgem na primavera, e que passam a tons de amarelo, laranja e marrom, além de ficarem glabras antes de cair, no outono. As inflorescências são globosas, em número de uma a três, em hastes pêndulas e não tem importância ornamental. Os frutos são esféricos, espinhosos e de cor marrom, formados por numerosas sementes do tipo aquênio, que se dispersam pelo vento.

No paisagismo o plátano é frequentemente utilizado para formar belas alamedas, quando plantado em linhas, ao longo de calçadas, ruas e avenidas. Podemos também criar belos maciços em praças e parques, formando sombra farta para espantar o calor no verão. Em muitos lugares ele recebe uma poda anual drástica, que lhe confere uma copa densa, baixa e formal. Há que se observar, no entanto, que podas mal conduzidas, nesta espécie, tendem a formar calosidades muito feias. Ela é muito rústica e longeva, sendo resistente ao vento, poluição, poeira, estiagem, calor refletido, além da compactação e pavimentação do solo. Por este motivo, ela é uma das árvores mais plantadas no mundo todo, na arborização urbana. Os pelos finos e curtos de suas folhas, assim como as sementes aladas, podem causar, no entanto, uma série de problemas respiratórios, principalmente em pessoas asmáticas. Além disso, suas folhas produzem muito lixo, por ocasião da queda, e se não forem limpas das ruas, podem levar até um ano para se decomporem completamente. Curiosidade: Muitos acreditam que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira do Canadá, no entanto, a folha representada é a do Bordo-vermelho (Acer rubrum).

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, preferencialmente leve, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Devido às raízes grandes, convém plantá-lo a pelo menos 10 metros de construções. Multiplica-se por sementes, estaquia de ramos semilenhosos ou lenhosos e por garfagem.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

8 comments on “Plátano – Platanus x hispanica

  1. Acho linda esta árvore.tenho 2 pés de plátano de folhas menores e 1 da folha normal.As de folhas menores têm um perfume ,um cheiro de pinho.Dá uma sombra muito boa.E muitas sementes.Única resalva, é qto. as bolinhas ou sementes que caem e machuca os pés que ando descalça.

  2. Plátano.Plantada num sítio na região de Paraibuna- SP.Região montanhosa,perto da SERRA do Mar.Adaptou muito bem.

  3. Gostei do informativo aqui pelo site…
    Sou de Capanema, sudoeste do Paraná, resido no interior da cidade…
    No início comecei com duas mudas dessa árvore, as mesmas se adaptara tranquilamente por aqui ser um lugar onde é muito quente e muito frio, nesse ano de 2018 as duas primeira mudas que coloquei na propriedade estão com cerca de 7 metros de altura em questão de 4 anos, veio rápido… tenho plantado em um lugar úmido e feito as podas anuais em épocas certas.
    Esse ano estarei fazendo a ultima poda dessas duas árvores, fazendo assim novas mudas por galhos, tenho ideia de fazer poda pra fazer a copa das mesma, mas tenho receio de poder perder devido o corte das copas, o clima aqui da minha cidade é Sub-tropical úmido(mesotérmico)… Cuidei também que as árvores passaram por um período onde tiveram ferrugem, isso aconteceu duas vezes… Também houve ataques de lagartas nas folhas, isso aconteceu no segundo até o quarto ano, no inicio devastaram uma árvore, tive de tirar as folhas que restaram e eliminei as lagartas ao de redor que estavam até ao chão…
    Dessas duas árvores fiz bastante mudas por ramos, cerca de meio centímetros de raio as medidas, mas a maioria perdi poque plantei em um lugar com pouca umidade e com cascalhos na terra, consegui salvar duas mudas delas kkkkk -plantando ao lado das maiores é claro kk -terra com um pouco de umidade e com pouco cascalho…
    Nas covas no inicio das duas árvores maiores, preparei os mesmo com fertilizantes naturais e adubos orgânicos, junto com uma porção de ureia granulada misturado com fertilizantes…
    Também tenho o Álamo, cerca de dois anos, tenho plantado a mesma linha dos plátanos… mas, mesmo com preparo como fiz com as outras está demorado o desenvolvimento da planta sobre a terra, pode ser que também seja pela muda que recebi, não era muito boa, levei a mesma na sorte por ter perfiado 4 novos ramos, ainda que pequenos mas muito tardio…

    Já vou deixar adicionado nos favoritos essa pagina aqui… gostei muito do tópico…
    Parabéns Raquel Patro

  4. Plantei em um colégio 3 plátanos, estão se desenvolvendo muito bem entretanto gostaria de saber porque uma grande quantidade de folhas apar cem enroladas , será algum tipo de doença ou praga ?

  5. Aparecido C. Santos, também reparei que tinha algumas folhas enroladas, mas não muito… no meu caso tinha aranha pequenas fazendo ninhos, parecendo espécies de casulos. achei que poderia ser por venenos que passam ao redor da terra, pode ser um dos motivos, veneno forte que é passado na região se for o caso no interior…
    há de se verificar também se possível tiver manchas nas folhas, ferrugem talvez que pode* acarretar que as folhas se enrolem, aqui passei por ferrugem nas folhas das árvores, mas não lembro se as mesmas se enrolavam… Um técnico agrícola pode estar te ajudando se for algo mais grave, sou apenas um agricultor, que passei algumas informações de manuseio que fiz e de alguns problemas que consegui resolver… Se por ventura as mudas estiverem plantadas ao lado de vidraças onde pega o reflexo em cheio, também pode ser um dos motivos de a folha murchar, queimar e se enrolar…
    Não sei se ajudei kkk mas quem sabe???
    Abrç.

  6. OH RAQUEL ME PERMITA CHAMA-LA ASSIM;MINHA NETINHA COM DOIS ANINHOS TAMBÉM CHAMA-SE MARIA E PELO QUE OBSERVO TAMBÉM VAI GOSTAR MUITO DE PLANTAS DE TODAS AS ESPÉCIES COMO EU. AQUI EM CASA TENHO PLANTADOS COM FRUTAS: FRUTA DE CONDE, NONI, UVA E AQUELA QUE ELA MAIS ADORA CARAMBOLAS…… GOSTO DE TODAS AS SUAS MATÉRIAS AS QUAIS COMPARTILHO COM VÁRIOS GRUPOS E AMIGOS QUE FAÇO PARTE E ADMINISTRO. MUITO OBRIGADO PELO JARDINEIRO.NET……….

  7. Não tenho muito entusiasmo pelo meus quatro Plátanos,bem crescidos, que protegem minha casa da poeira no outono e inverno; de certa forma estou sendo mau agradecido mas acontece que minha “chacrinha” esbanja a cor verde Estou procurando estabelecer um pouco de equilíbrio com o plantio de algumas flores como hibiscos e por último, mudas de Justicia, uma flor espetacular . A Justicia foi introduzida no Brasil há pouco tempo mas está sendo muito difícil encontrar mudas de boa qualidade.

  8. Oi
    Tenho em meu sítio dez pés de Plátanos, estão muito grandes, preciso fazer aproveitamento da madeira. Se alguém puder me responder.
    Qual a melhor época para o corte?
    Que aproveitamento posso fazer com a madeira? (palanques, mourões, móveis, etcs.).
    Obrigado

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.