Pássaro-de-fogo – Heliconia bihai

A Helicônia bihai, conhecida popularmente por Pássaro-de-fogo, é uma planta tropical por excelência. Nativa da floresta amazônica, ela chama a atenção pelo colorido vibrante das inflorescências e pela folhagem exuberante. Seu caule é rizomatoso, de onde surgem longos pecíolos eretos e invaginantes, que sustentam folhas grandes, elípticas a lanceoladas, alternas, de cor verde e com nervação marcada. Apesar de herbácea seu porte é arbustivo, alcançando de 1,5 a 4 metros de altura. As inflorescências são do tipo espiga, eretas e surgem na primavera e verão. Elas são formadas por brácteas grandes coloridas de vermelho alaranjado, com uma margem verde superior na espécie típica. As flores são pequenas, tubulares, brancas, nectaríferas e atraem beija-flores e morcegos, seus principais polinizadores.

Os frutos são drupas, azuladas quando maduras. Há diferentes cultivares desta espécie de helicônia, como a “Chocolate Dancer”, com brácteas cor de chocolate, a “Emerald Forest”, com brácteas verdes, a “Peach Pink”, com brácteas cor pêssego, “Yellow Dancer”, com brácteas amarelas, entre outras. As inflorescências desta helicônia são excelentes para uso como flor-de-corte, pois além de belíssimas, ainda são muito duráveis, resistentes ao manuseio e transporte. A grande variedade de cores permite composições incríveis de arranjos florais.

No paisagismo esta helicônia chama a atenção pela exuberante folhagem e flores de cores chamativas. Ela valoriza principalmente jardins de estilo tropical, em canteiros, maciços e bordaduras informais, suavizando construções, cercas e muros. O efeito da planta cercando caminhos amplos também é muito refrescante e acolhedor. Pode ser plantada em vasos largos e conduzida em estufas em locais de clima temperado.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor e a umidade tropicais. Suas folhas são sensíveis as geadas, mas caso seja atingida, rebrota normalmente na primavera. Seu cultivo é perene, não necessita replantio. Fertilizações orgânicas anuais na primavera estimulam intensas florações. Multiplica-se por sementes, divisão do rizoma ou da touceira.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

One comment on “Pássaro-de-fogo – Heliconia bihai

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.