Oiti – Licania tomentosa

O oiti ou oitizeiro é uma árvore perenifólia, frutífera, originária das restingas costeiras do nordeste do Brasil e muito utilizada na arborização urbana. Sua copa é globosa, bem formada e cheia, produzindo excelente sombra e efeito ornamental. Suas raízes são profundas, não agressivas. O tronco é ereto e geralmente apresenta casca cinzenta e fuste curto, ramificando em seguida. A madeira é de boa qualidade, resistente, pesada, durável e pode ser utilizada em postes, moirões, construção civil, etc. As folhas são simples, alternas, elípticas a oblongas, acuminadas, brilhantes, tomentosas, de margens inteiras e nervura central bem marcada. Elas são amarelo claras quando novas e tornam-se verdes escuras com a maturação. Floresce no inverno, e suas inflorescências tem pouca ou nenhuma importância ornamental. Elas são do tipo rácemo, axilares, com flores pequenas, de cor creme ou branca. Frutifica no verão. O fruto é uma drupa carnosa, elipsóide, perfumada, de casca amarela quando madura e polpa pegajosa e fibrosa, com semente grande e dura.

O fruto do oitizeiro é comestível, nutritivo, de sabor doce e adstringente, que lembra a manga. Ele deve ser consumido maduro, deixando-se descansar por pelo menos 4 a 5 dias após a colheita. O mais comum é consumi-lo in natura, mas também presta-se para o preparo de deliciosas vitaminas com leite. Tem efeito levemente laxativo.

Por sua sombra farta e bela copa, o oiti é uma escolha frequente na arborização urbana. Não é raro vê-la verdejando em parques, praças, avenidas e calçadas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Seu uso ajuda a refrescar o ambiente e reduz os ruídos. É também muito tolerante à poluição dos grandes centros urbanos. Não obstante, é interessante seu plantio também em áreas de reflorestamento, sombreando e protegendo espécies de sucessão secundária e fornecendo alimento para a fauna silvestre.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Prefere clima ameno a quente. Não tolera encharcamentos por períodos prolongados. Após bem estabelecidos tornar-se resistente à estiagem. Em locais de frio subtropical ou temperado, sofre com as geadas e raramente frutifica. Multiplica-se facilmente por sementes. Estas devem ser obtidas de frutos maduros, recém colhidos, preferencialmente após a queda, despolpados e postos a secar à sombra. Plantar as sementes em saquinhos contendo substrato drenável e mantido úmido. Germina em cerca de 10 dias.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Herpes-simples
  • Propriedades: Previne crises de herpes.
  • Partes Utilizadas: Extrato

19 comments on “Oiti – Licania tomentosa

  1. Sou ambientalista estou sempre na defesa do verde, o oiti é uma frutinha deliciosa, eu quando era criança brincava debaixo de uma oitizeira e sem saber da importancia dessa fruta eu já comia bastante, eu acho que a vitalidade que tenho é o efeito da fruta oiti.

  2. eu nasci e me criei na ilha de Fernando de Noronha , e la tinha ou ainda tem oitizeiro la os frutos sao maiores ,que delicia hoje eu apanho no deposito central das sendas pao de açucar extra tem muito la ,eu encho um saco plastico e vou comendo por ai hoje eu tenho 66 anos na epoca eu tinha 9.

  3. Moro em Londrina,Est.Paraná, temos uma avenida (Rio de Janeiro ) que é toda reflorestada com oitizeiro, nesta época do ano eles estão repletos de frutos, tenho divulgado para pessoas que o fruto é comestível e rico em nutrientes, tenho notado que poucas pessoas
    conhecem as propriedades nutritivas da fruta.

  4. Na rua onde moro existe muitos pés de Oiti, plantados nas calçadas. Eu era criança e acompanhei o plantio.
    Lutamos para que os pés de Oiti não fossem destruídos, sim tivemos sucesso, ainda que muitas famílias as retiraram de suas calçadas. Tenho orgulho de minha rua é a mais linda e fresquinha do bairro. Apesar de nossa rotina ser de varreção por causa da abundância de folhas e fruto caídos no chão.

  5. Esta arvore tem a descriçao mais falaciosa que já vi, geralmente grafada por leigos mal informados . As vantagens que ela supostamente apresenta são largamente superadas por duas graves características negativas que a contraindicam seriamente para o plantio em calçadas. Em primeiro lugar sua copa , excessivamente espessa bloqueia a ventilaçao justamente na faixa de altura entre 3 e 10 m de altura prejudicando a reduçao da temperatura nas habitaçoes circunvizinhas. A outra grave desvantagem é que solta folhas em grande quantidade, ininterruptamente, dia e noite, inundando as calçadas e causando transtorno aos moradores. Folhas de árvores nao sao consideradas sujeiras mas com tantas especies que soltam poucas folhas , com copas mais ralas que permitem a boa ventilaçao , nao há a menor logica em se adotar esta inconveniente e malfadada especie .

  6. Amo essa árvore. Falo dela por onde passo e sempre a indico como sombra refrescante e frutos deliciosos.

  7. Nossa não sei onde o Sr. Eng° obteve essa informação!! Desculpe, essa descrição sim é falaciosa, sem procedência, e embasamento cientifico nenhum ” Bloqueiam a ventilação”, ” Copa excessivamente”,” Folhas que caem demais”, ah ok vamos plantar arvores e tutorar da forma de BONSAIS, ou plantar arbustos, ou arvores artificiais de plastico quem sabe??!! Descordo plenamente Sr. Eng°.

  8. A árvore e fenomenal. O fruto muito delicioso. A sombra que ela projeta ameniza muito o calor no verão e climatiza as cidades onde existem em abundância. Vamos plantar mais e mais árvores, o planeta precisa delas como propiciadoras de amenização do clima e manutenção dos lençóis de água.

  9. Falar que essa árvore e causa de tantos problemas é uma vergonha Sr.engenheiro,claro que ela solta folhas pois é o que ela tem alem dos frutos e madeiras,de qualquer forma eu acho uma arvore linda.

  10. Olá gostaria de saber se para prevenir herpes é só come-lo in natura mesmo ou tem alguma maneira específica ? Abraços

  11. Quero parabenizar o Sr. Luiz Carlos Souza pela resposta ao Sr. Eng. Enfatizo, que fui orientado por um amigo, que é doutorado em biologia e pesquisador na EMBRAPA, para plantar esta espécie de árvore enfrente da minha residência, assim como na calçada da minha empresa!!! Tenho 8 árvores na calçada da empresa e 2 na calçada da minha casa!!! Enfrente do meu trabalho, existe um bar, o qual também plantou 4 pés!!! Os clientes adoram curtir a sombra e o ar fresco que ela nos dá!!!

  12. FRUTA COMESTÍVEL, TAMBÉM SE FAZ VITAMINA COM LEITE. SUA SEMENTE PRODUZ ÓLEO. FORNECE SOMBRA, MADEIRA BOA E FOLHAS QUE NUTREM A FAUNA.

  13. Bom dia. Na minha calçada existe um pé de oiti. É a primeira vez que deu frutos mas poucos. Tenho visto outras que dá frutos em abundância, sujando as calçadas. Gosto muito da natureza. Tem como fazer ela não dar frutos para amenizar a sujeira na calçada? Sim, existe também a sujeira das folhas mas posso contornar varrendo-as, sem os frutos, tornando menos trabalhoso. Se tivesse em área rural, jamais pediria essa informação. Grato. Aguardo breve retorno. Felicidades a todos nós.

  14. Olá amigos, muito interessante o artigo, tenho umas 5 arvores de Oiti no meu quintal, mas preciso ampliar a area de construção da minha casa em direção a estas arvores e gostaria de saber qual a distancia minima que posso construir para não ser prejudicado nem prejudicar as raizes da s arvores? Obrigado!

  15. Da hora, catei uns frutos lá no Jardim América em Cariacica ES, no pátio da farmacia cidadã, é cheio dessa arvore, não conhecia, trouxe pra casa e plantei em um vaso, germinou 3 mudas estão com aproximadamente 20 cm, posso fazer o plantio dela ou aguardo mais um pouco?

  16. Essa árvore cresce muito arrebenta calçadas perde folhas dia e noite floresce duas vezes ao ano e os frutos amassam carros estacionados sobre elas.Na minha opinião ( tenho duas delas na calçada) se tornam inconvenientes na arborização urbana.Quem gosta planta mas,eu tô de saco cheio delas….

  17. Há mais ou menos 7 anos tenho um Oiti plantado na calçada de casa. Está com mais de cinco metros e eu o acho lindo. Não me importo que deixe cair muitas folhas, varro com prazer. Quem dera se todas as chateações fossem suas folhas e galhos no chão.
    Infelizmente nunca floriu e nunca vi uma só fruta dele. Por que será? Agradeço se alguém puder me explicar.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.