Manacá-da-serra – Tibouchina mutabilis

O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.

O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e além da árvore, encontra-se disponível no mercado uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão. Esta variedade, conhecida como ‘Nana’, alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo, ela é apropriada para o uso isolado ou em grupos e renques. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.

O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Planta característica de clima tropical úmido, é tolerante ao clima ameno das regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes, estacas e alporques. A variedade ‘Nana’ (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

11 comments on “Manacá-da-serra – Tibouchina mutabilis

  1. O manaca da serra nāo tolera terras pobres ,plantei varias e nunca conseguia desenvolve-las ,de tanto tentar , resolvi mudar o metodo ,retirei um pouco de terra de uma mta proxima e fiz a cova ,depois de planta-la fiz uma forraçāo com grama seca ,follhas e galhos ,que catei aqui de uma praça,simulando seu habitat natural ,dessa vez minha muda esta forte ,bonita e brinda meus olhos com suas belas flores todo ano .

  2. Depois de várias tentativas de ter um manacá da serra, agora tenho a minha. Linda e verdinha com muitas folhas, mas não dava flores. Aí resolvi dar uma banho de chá de canela e ela está cheia de botões. Logo estará florida!

  3. Boa noite.Tenho uma árvore jacatirão e estou preocupado com seu enorme crescimento. Gostaria de saber se as suas raízes são agressivas, pois as raízes encontram-se cada vez mais distante do seu tronco, porém próximo da casa e do muro.

  4. Boa tarde

    Tenho um Manaka da Serra que está por volta de 4mts, porém este ano parece que começou a secar e o tronco esta rachando, parece estar morrendo ou já morta.
    Galhos Menores secos que quebram com o passar da mão

    Tinha algumas folinhas verdes mas estão murchando também.

    a árvore tem cerca de 4 anos e ano passado ficou belissima, mas este ano nem folhas está mais.

    O que posso fazer?

    att

  5. bom dia
    meu manaca da serra esta com as pontas parecendo ferrugem e com pouco desenvolvimento, poderiam me ajudar, ela é a arvore dos meus sonhos

    obrigado

    Rosely

  6. Boa noite. As flores do meu manacá variam quanto ao número de pétalas. Muitas possuem 5. Algumas 6 pétalas. Ainda achei uma flor com 7 pétalas. Gostaria de saber se essa característica é comum.
    Obrigado.

  7. Tenho um manaca da serra há mais de quatro anos ele está a dois anos sem florir o que posso fazer seus galhos estão fininhos e as folhas todas manchadas e enrrugadas. Seria interessante trocar a terra já que adubo não está fazendo efeito algum, qual é a época de poda? Um detalhe muito importante ela está plantada em um vaso bem fundo. Se alguém puder me auxiliar ficarei muito agradecida pois é um dos arbustos com flores mais perfumadas e lindas em meu conceito.

  8. Olá! tenho um pé de manacá e ele já tem uns três metros de altura e nunca floriu. Nunca tinha visto um pé de manacá sem florir, porque isso acontece? gostaria muito de saber pois adoro essa variedade e nunca tive o gosto de ver as flores do meu pé de manacá.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.