Lírio – Lilium sp

Os lírios são muito populares e guardam o posto de 5º lugar de flores mais vendidas no mundo. Eles apresentam folhas grandes, lanceoladas e lisas, uniformemente distribuídas ao longo da haste floral. As flores terminais, podem ser solitárias ou em grupos, dependendo da variedade e são muito perfumadas, seu formato pode ser plano, de trombeta, cálice ou turbante. As cores das flores também são bastante variadas e as mais comuns em cultivo são a laranja, a amarela, a branca, a vermelha e a rosa, com ou sem pontilhados.

O gênero Lilium compreende mais de 100 espécies distribuídas pelo mundo, sendo que cerca de 55% delas se encontra na China e no Japão. As espécies mais cultivadas e utilizadas em hibridizações são a L. longiflorum, L. pumilum, L. regale, L. speciosum e L. auratum. Os lírios são comercializados como flor-de-corte e mais recentemente em vasos, no entanto pode ser cultivado em canteiros e maciços, desde que sejam respeitados os períodos e temperaturas que os bulbos necessitam.

Devem ser cultivados em solos leves e férteis, enriquecidos com matéria orgânica, regados a intervalos regulares, para que se mantenha úmido, sem encharcamento. Os lírios apreciam o frio e perdem a folhagem durante o inverno, sendo este período muito importante para a maturação dos bulbos. Não toleram a seca. Multiplicam-se artificialmente por escamação dos bulbos para a produção de bulbilhos.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.