Jambolão – Syzygium jambolanum

O jambolão é uma árvore frondosa, de porte médio e copa cheia, ampla, bastante ramificada. Pode alcançar 10 metros de altura. Suas folhas são coriáceas, lisas e escuras, com uma nervura central clara e saliente. Suas flores são hermafroditas, brancas ou amareladas, com longos e numerosos estames e reúnem-se em rácemos terminais. Os frutos são do tipo baga, pequenos e ovóides como as azeitonas verdadeiras (Olea europea), de coloração branca que gradativamente torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduros. A polpa carnosa envolve uma única semente.

De sabor doce, porém um pouco adstringente, os frutos são em geral agradáveis ao paladar. Apresentam o único inconveniente de manchar a pele e as roupas e, por ocasião da queda, veículos e calçamentos também. Por este motivo, esta bela árvore de sombra refrescante no verão, não é muito indicada para arborização de ruas, avenidas e praças, reservando-se seu plantio para parques maiores e sítios. Os frutos do jambolão podem ser consumidos in natura ou processados em compotas, licores, vinhos, tortas, doces entre outros.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, profundo e bem drenável, com regas periódicas no primeiro ano de implantação. Árvore tipicamente tropical, o jambolão aprecia o calor e a umidade, com crescimento rápido a moderado. Multiplica-se por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: diabetes, afecções gástricas, afecções pancreáticas, diarréia, disenteria, hemorragias, espasmos, infecções, flatulência, afecções respiratórias
  • Propriedades: estimulante gastrointestinal, adstrigente, calmante, diurético, hipoglicemiante, antibiótica
  • Partes Utilizadas: Frutos, sementes, Casca do caule, Folhas

10 comments on “Jambolão – Syzygium jambolanum

  1. Lembrança da minha infância.
    Para os jardineiros.
    Não se pode cortar os galhos, de um pé de jambolão.
    Como alguém passeando em um parque, por exemplo? Alcança para saborear a fruta?

  2. plantei uma mudinha que ganhei de um amigo no meu lote. Virou uma árvore de mais de 5 metros de altura que dá uma super sombra e frutos super saborosos. Moro nela, mas não corto pra construir uma casa. rsrsrsrs

  3. Quero saber se pode ser plantada em frente uma residência, pois minha vizinha tem um e está a nos causar transtorno. Meu maior medo é as raízes começarem a afetar as fundações das casas, já que ambas são de tijolo.Ela ultrapassou a altura das casas.Por favor me ajudem.Não sei como proceder e a vizinha não quer pagar um para cortar os galhos que estão oferecendo risco.Me ajudem. Obrigada.

  4. O fruto é anticancerígeno …e antioxidante potente ..excelente para pele ..etcc..não é tão tenho em minha casa e amoo, linda arvore além de aliviar o calor que aqui é muito grande , temos um remédio em casa!!!

  5. Muito bom este Site. Ótima ideia. Legal que é sucinto. Apenas informações mais necessárias. Forte abraço….

  6. O que diferencia as drupas das bagas é que as primeiras tem apenas o mesocarpo carnoso, enquanto que nas bagas, tanto mesocarpo quanto endocarpo são carnosos. As drupas tem uma semente e as bagas podem ter uma ou mais sementes.

  7. Plantei uma em meu condomínio, já está com quase 10 mts. Estou agora cultivando mudas para levá-las a um grande parque público da capital (SP). Árvore linda e atrai muitos pássaros

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.