Clerodendro-vermelho – Clerodendrum splendens

O clerodendro-vermelho é uma trepadeira de textura semi-lenhosa muito ornamental, que confere romantismo ao jardim. Ela apresenta inflorescências terminais, compostas de numerosas flores vermelhas, com cálice da mesma cor. Estes pequenos buquês vermelhos se formam no inverno, época em que dificilmente outras trepadeiras florescem. Seus ramos são longos e têm folhas ovais, grandes, de coloração verde escura e com nervuras bem demarcadas.

Esta trepadeira têm crescimento lento a moderado e necessita de tutoramento e amarrios. Ela é adequada a diferentes tipos de suporte, como pérgolas, caramanchões, treliças e pórticos. O clerodendro-vermelho é uma espécie muito rústica, e que dispensa maiores manutenções. Atrai beija-flores.

Devem ser cultivados à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante às geadas, mas aprecia o clima ameno. Multiplica-se por estaquia ou por alporquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

One comment on “Clerodendro-vermelho – Clerodendrum splendens

  1. Ela é linda! Quando o jardim adormece ela vem com toda força florir e encantar. Só é muito rebelde! Plantei na varanda de minha casa. Ela já está no meu portão (20m de distância), está também na casa da vizinha.Vem por baixo, no chão. Aqui em casa, nasce dentro do box do banheiro, atrás do armário do quarto, embaixo da cama, muito doida! Pensei e resolvi deixá-la cobrir o telhado pra aliviar o calor, embelezar a casa e tentar focar a energia dela só ali e deixar de ser doidinha! É muito fácil cultivar. Difícil é se livrar dela. Atrai muito beija-flor. No meu caso, atraiu também gaviões. Quando eu via ele já estava levando os filhotinhos. NÃO é do tipo que racha parede ou chão. Pelo menos aqui em minha casa isso não aconteceu. É linda!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.