Citronela – Cymbopogon winterianus

 Cymbopogon winterianus, Capim-citronela, Cidró-do-paraguai, Citronela-de-java, Citronela-do-ceilão

A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão (Cymbopogon citratus). Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo. Ela contém grandes quantidades de óleo essencial Citronelal, responsável por suas utilizações repelentes.

Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras. A essência de citronela é utilizada em perfumes, velas, incensos, repelentes, aromaterapia, desinfetantes e armazenagem de alimentos. O uso da óleo essencial diretamente sobre a pele pode provocar irritações. O bagaço de citronela pode ser utilizado na alimentação animal. Diz-se também que repele gatos de hortas e canteiros.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com a citronela, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: nervosismo, ansiedade, agitação
  • Propriedades: calmante, bactericida, carminativa, repelente
  • Partes Utilizadas: folhas, colmos

One comment on “Citronela – Cymbopogon winterianus

  1. Ola Raquel.
    Quero apenas dar-te os parabéns pelo excelente site que criaste.
    É pena que não hajam mais pessoas como nós, amantes do verdadeiro milagre da natureza!!
    Tenho uma pequena parcela de terra onde possuo mais de 100 variedades de frutos entre outras plantas, e desde ja te agradeço pela imensa informação que aqui tens sobre fruteiras que me tem sido muito muito útil!!

    Se algum dia visitares Portugal, terei todo gosto em te conhecer e dar a conhecer a minha obra.

    Com os melhores cumprimentos, me despeço com elevada estima e consideração!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.