Álamo – Populus nigra

O álamo é uma árvore decídua, de porte médio a grande, que chega a alcançar 30 metros de altura. É uma espécie de talhe elegante, com tronco ereto e copa mais ou menos densa, de forma oval, colunar ou piramidal, de acordo com a variedade. As folhas são rombóides, simples, alternas, com margens serrilhadas e um pecíolo longo e fino. Sendo uma espécie dióica, apresenta indivíduos machos e fêmeas. As inflorescências são axilares, do tipo espiga, com flores de cor creme-esverdeadas, pequenas, sem importância ornamental, polinizadas através do vento. Os frutos são do tipo cápsula e se abrem revelando as sementes entremeadas em fibras algodonosas.

O álamo é uma árvore muito popular na Europa. Com qualidades ornamentais e crescimento rápido, ele é uma boa opção para o paisagismo em grandes áreas, principalmente quando arranjado em renques ao longo de passeios, criando um belo efeito visual. Sua utilização na arborização urbana é contra-indicada, pois suas raízes são bastante agressivas, sendo preconizado que o plantio seja realizado a pelo menos 15 metros de distância de construções ou tubulações subterrâneas. Cultivares de copas densas, como a Italica, também servem como quebra-ventos.

Sua madeira é muito leve, clara, uniforme e de baixa resistência, sendo utilizada na fabricação de papel, brinquedos, palitos de fósforos, caixotaria, móveis, aglomerados e persianas, entre outras aplicações. Apesar de seus predicados, o álamo é contra-indicado para regiões onde a doença cancro-dos-ramos seja prevalente, a qual é muito sensível, o que acaba comprometendo seu uso como ornamental a longo prazo.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solos ácidos ou alcalinos, arenosos ou argilosos, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano de implantação. Rústico, o álamo se adapta bem a solos úmidos e resiste a curtos períodos de estiagem. Planta típica de clima temperado, suporta geadas e frio intenso (até -24ºC) e não tolera o calor tropical, sendo indicada para regiões de altitude e sul do Brasil. Resistente às podas. Multiplica-se por estacas, alporquia e por separação das mudas formadas a partir das raízes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Álamo – Populus nigra

  1. Olá. Sou coordenador de Paisagismo da Prefeitura de Toledo PR. Ganhei de um amigo 3 mudas de àlamo Italica e as plantei no nosso Parque do Povo com 14 alqueires de área e muito gramado, árvores, plátanos, tuias, fontes de água e muito verde. As plantei a sol pleno com 3 metros de altura a 12 metros uma da outra. Solo misto argila e terra vermelha. Espero ter feito a escolha certa, pois espero vê-las muito grandes.

  2. Comprei 20 árvores dessas para plantar entre meus ciprestes italianos Vela, ví em um local e fica muito bonito, no inverno fica uma paisagem muito gótica, dependendo da casa (neoclássica ou clássica) fica legal..

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *